TOP5: Filmes dos anos 80s na Netflix

Os anos 1980 e 1990 estão de volta como nunca. Remakes e temáticas da dessa época estão por toda parte em filmes e séries. Até em lojas de moda de departamento é possível ver muitas referências desse período. Mas nada como os originais daquela época, não é mesmo? Nesse post, você encontra cinco filmes da década de 80 que estão na Netflix e viaje no tempo comigo!



A Vingança dos Nerds (1984)

Não é a primeira vez que indico esse filme aqui no PN. Ele tem uma proposta muito parecida com o filme Ela e os Caras (2007), estrelado pela Amanda Bynes, de nerds contra populares. Em A Vingança dos Nerds, um grupo de garotos cansados de serem excluídos por serem nerds fundam a sua própria fraternidade. Só que os Alpha Beta, fraternidade dos jogadores de futebol, acabam não gostam muito disso. E um guerra entre os inteligentes e fortões se inicia pelo campus. Quem será que vai vencer?


De Volta para o Futuro (1985)

Não sei se preciso dizer muita coisa desse filme. Ele é um clássico! Se você já viu, aproveita para rever mais uma vez na Netflix antes que eles tirem de lá. Para quem só ouvi falar, o filme é sobre um excêntrico inventor, Doc Brown, que transforma o seu DeLorean (carro) em uma máquina no tempo. Ele acaba voltando 30 anos para o passado e junto com ele, o Doc leva o jovem Marty McFly. 


Gatinhas e Gatões (1984)

Eu gosto mais do título em inglês que é Sixteen Candles do que versão em português e  acho que faz mais sentido com a  história. Aliás, faz pouco tempo que revi esse filme - e brotam coraçõezinhos imaginários da minha cabeça só de pensar nele.

Molly Ringwald, estrela teen da década de 1980, interpreta Sam, uma garota que acaba de completar 16 anos. O problema é que ninguém da sua família lembra do seu aniversário. E o "16 anos" para os americanos é o nosso "15 anos". Imagina, ninguém lembrar? Todos estão muito ocupados pensando no casamento da irmã mais velha de Sam, que será no dia seguinte. Para piorar, um nerd gruda na cola dela. Enquanto que o cara que ela realmente gosta, nem deve saber que ele existe - ou sabe?


Revendo esse filme na semana passada, eu me toquei que tem umas partes bem "erradas". Mas ainda assim, a mensagem principal do filme e o shipp desses dois aí, valem muito a pena. E se for para pensar em coisas erradas, no A Vingança dos Nerds também tem muita coisa. O importante é você como espectador saber separar essas coisas e ter senso crítico para identificar o que é errado.

Digam o que quiserem (1989)

Primeiro, vou confessar que quando era mais nova, eu tinha um crush pelo John Cusack. Me julguem. Mas ele era muito bonitinho quando mais novo. E em Say Anything... - não sei nem como explicar. O filme é bem "morno", mas é muito fofo!  Acho muito legal quando um filme se propõe a mostrar que garotos também amam, sabe? Esse filme fala sobre primeira paixão nas férias de verão (até rimou! haha), interferências dos pais e escolhas de vidas. Lloyd e Diane acabaram de se formar no colégio e estão no período de férias esperando a nova fase de suas vidas começar.




Clube dos Cinco (1985)

É muito difícil não citar mais de um filme do diretor John Hughes dessa época. Apesar do catálogo dos filmes do diretor não ser tão extenso na Netflix, ainda dá para curtir alguns dos seus filmes mais famosos. Em o Clube dos Cinco, um grupo de cinco jovens totalmente diferentes acabam encontrando uma conexão durante o castigo da escola.


Talvez tirando os dois primeiros, o mais legal de assistir esses filmes, pelo menos para mim, é ver os atores em diferentes fases. Por exemplo, o John Cusack aparece no Gatinhas e Gatões bem mais novo. Assim como Anthony Michael Hall aparece no Clube dos Cinco e no Gatinhas e Gatões. Confesso que também gosto de ficar pesquisando como eles estão agora. Infelizmente, alguns sumiram do cenário hollywoodiano. Mas alguns conseguiram outros virar grandes estrelas. 

Eu tentei trazer uma variedade maior dos filmes dos 1980, mesmo que o meu gosto tenda mais para os três últimos desse TOP5. Os cinco são filmes que eu já assisti, gostei bastante e estão disponíveis na Netflix. Acho que vale muito a pena se aventurar no catálogo de filmes mais antigos da Netflix para poder curtir verdadeiramente essa nova-velha onda - até mesmo para entender algumas referências. 

Me diz se você já viu algum desses filmes ou tem vontade de ver. E se você tem alguma sugestão para aumentar esse TOP5 é só compartilhar aqui com a gente! 

2 comentários:

  1. Oi, Nina!
    AMO O Clube dos Cinco <3
    Quero muito ver esse Gatinhas e Gatões.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  2. Da lista eu gosto mais de O Clube dos Cinco. Mas eu favorito meeesmo dessa época é Alguém Muito Especial, que eu queria muuuuuito que tivesse no Netflix!

    ResponderExcluir