A favorita | Filme

Eu ainda não tinha ouvido falar do filme A Favorita antes do Golden Globes 2019, o filme recebeu 5 indicações no Golden Globes para melhor filme de comédia, melhor roteiro, duas indicações para melhor atriz coadjuvante e a atriz Olivia Colman levou o prêmio de melhor atriz pela interpretação da Rainha Anne. Ou seja, ele tem grandes chances de também ocupar algumas indicações no Oscar desse ano. 


O pano de fundo da filme é a guerra entre Inglaterra e França em 1708, no entanto, o foco está nos bastidores do reinado da Rainha Anne (Olivia Colman). O nome do filme A Favorita faz referência a disputa de duas primas pela atenção e amor da Rainha. 

Logo percebemos que quem realmente governa a Inglaterra é a Sarah Churchill (Rachel Weisz), confidente da rainha. Mas após a chegada Abigail Hill (Emma Stone), sua prima que procurou a corte atrás de emprego, Sarah acaba vendo que seu lugar ao lado da rainha pode ser ocupado por outra pessoa. Essa é uma história recheada de jogos de poderes, sedução e algumas tiradas tragicômicas. 

De fato as atuações desse trio estão ótimas e, sinceramente, para mim é o que sustenta o filme. A trilha sonora, o figurino e a fotografia também chamam bastante atenção. Mas eu particularmente não gostei tanto do enredo e achei que em determinado ponto a história perdeu a graça (e o meu interesse). 


Talvez o ponto mais positivo da minha experiência com o filme foi a curiosidade que ele despertou em mim sobre a Rainha Anne. No filme, ela é apresentada como uma pessoa muito peculiar e de personalidade forte; e ao mesmo tempo bastante insegura e infantil. Eu dei uma pesquisada por alto para saber o quanto o filme tenta representar os fatos históricos de forma verídica. Um do pontos que chamou bastante a minha atenção (e já confirmei ser verdade) é que a Rainha teve uma série de abortos e perdeu diversos filhos após o nascimento. Mas no geral, segundo o Wikipédia, a maior parte dos episódios apresentados no filme são ficcionais ou especulativos.

No geral é um filme bastante interessante, mas que também não encheu os meus olhos para dizer "nossa, que filme incrível!". Como eu disse, o destaque fica para as atuações. 

3 comentários:

  1. Fiquei curiosa pra assistir :D

    https://www.submersaempalavras.com/

    ResponderExcluir
  2. Tô com muita vontade de ver esse filme, mas também tem, Vice, Green Book, aiai, gostaria de bolsa cinema na minha vida! Até hoje não me conformo de não ter podido assistir O ódio que você semeia, quero nem pensar!!!
    Confesso que basta ter o nome da Emma Stone pra eu querer assistir.

    https://leayasnaya.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Nina! Esse ainda eu não assisti e já li algumas resenhas não tão positivas. Então, confesso que desanima. :( Mas vamos ver, até o dia do Oscar, acho que acabo embarcando por curiosidade mesmo e pelas atuações (que você falou). :) Agora um do Oscar que eu vi e indico muito: Green Book. Já viu? ♥

    Beijos, Carol.
    www.pequenajornalista.com

    ResponderExcluir