Resenha: Amor Plus Size

Há uns dois anos tive a oportunidade de conhecer duas autoras nacionais (que eu espero que todos que frequentem o blog conheçam bem): Aimee Oliveira e Clara Savelli. Imediatamente, comprei seus livros, os li e me encantei com as desventuras românticas de Louise e Julie, suas protagonistas dos livros publicados.



Mas perguntei a ambas: quem mais da literatura nacional eu devo conhecer? E as respostas sempre incluíam Larissa Siriani, autora de diversos livros, contos e e-books (confira uma lista quase completa aqui), além de dois títulos lançados pela Verus Editora: O Amante da Princesa e Amor Plus Size.

Demorei bastante até ter a oportunidade de comprar APS (pros íntimos), por diversas situações da vida. Mas quando consegui, ainda tive a sorte de pedir a Aimee pra pegar um autógrafo pra mim.

Fala sério, por essa dedicatória, você já se encanta pela Larissa

A protagonista é Maitê, uma adolescente de 17 anos que está no último ano do Ensino Médio e quase todas as vezes é rotulada apenas pelo seu (sobre)peso. Em meio a todas as angústias que se acumulam com vestibular, crushes, dietas, uma brincadeira com seu melhor amigo pode tomar proporções épicas. E se exatamente o seu peso se tornar sua marca registrada e seu trampolim para o sucesso?

O livro aborda todas essas sutilezas da juventude de forma leve e muito fiel (afinal de contas, Larissa é mais uma das jovens promessas da nossa literatura), todos os personagens são profundos e cativantes e, principalmente, a autora aborda com delicadeza mas seriedade temas como distúrbios alimentares, padrões de beleza e saúde física e mental. Não é um manifesto a favor da ditadura da obesidade, e sim um convite à reflexão, sobre o quanto todos podem e merecem conviver bem com o próprio corpo e apreciar sua própria beleza do jeito que preferí-la.

Sem contar que, como todo bom romance adolescente, acompanhar Maitê descobrindo o amor nos lugares (e com as pessoas) mais improváveis possíveis é tudo que se espera numa leitura do gênero. Fica aqui registrado minha indignação com o desconhecimento de nossa protagonista sobre qual o ship certo para o qual torcer (brincadeirinha rs).

Eu acredito que Amor Plus Size deveria ser leitura obrigatória para todos os jovens (de idade ou espírito) que querem ser felizes como são.

Mais sobre o livro

Autora: Larissa Siriani
Ano: 2016
Editora: Verus
Páginas: 274

2 comentários:

  1. HAHAHAH perdoa a Maitê e não desiste dela, tadinha! Ela é só um pouco cega :P

    ResponderExcluir
  2. Eu já vi esse livro duas vezes rs nunca peguei pra ver a sinopse, sei lá, acho que o tema plus size me guiou para algum tipo de estória que eu geralmente não leio, bom vai saber que cabeça é essa minha né, vê a capa e já ter ideia como vai ser o enredo, eu hein.
    Gostei dessas problemáticas que o livro aborda. Assuntos sérios mas colocados de forma leve, é bem o que estou precisando no momento.

    xoxo
    https://leayasnaya.blogspot.com

    ResponderExcluir