Watt, what?

Oi gente!
Primeiro quero agradecer por vocês terem me recebido tão lindamente na última sexta. Gostei de saber que as pessoas leram e comentaram, seja aqui, seja no facebook. Hoje vamos falar de coisas mais práticas: uma senhora dica para os autores iniciantes!

Talvez vocês já tenham ouvido falar de um site/aplicativo chamado Wattpad, mas provavelmente sua reação ainda é watt... what??? Ou seja, não faz ideia de que site/aplicativo é esse e muito menos dos benefícios que ele pode trazer para você, escritor iniciante. Calma, jovem padawan, é por isso que estou aqui! Vai abrindo www.wattpad.com aí na outra janela que tenho certeza que você vai sair correndo para lá assim que terminar de ler esse post.

O Wattpad recria o que, há muito tempo, existia no Orkut. Nessa falecida e amada rede social existiam comunidades destinadas exclusivamente a postagem de textos originais, por pessoas que não eram escritores profissionais. Foi assim que eu comecei a escrever e postar Mocassins e All Stars e acabei encontrada pela minha primeira editora. Estava sentindo muita falta de algo que pudesse suprir essa ausência do Orkut e eis que surgiu o Wattpad.

Você pode criar um perfil para postar suas obras, que são divididas em partes (normalmente em capítulos, mas aí é com você) e usar esse mesmo perfil para ler, comentar e curtir (no caso, dar estrelinhas) para as histórias dos amigos. Cada nova parte/capítulo tem seu espaço para leituras, comentários e estrelas e o Wattpad também faz um balanço geral do total por obra. Você não precisa postar tudo de uma vez, o ideal, inclusive, é que não poste. Um post ou dois por semana é suficiente e cativa e fideliza o público.

Essa é a melhor parte do Wattpad: PÚBLICO. Ter alguém interessado em ler e dizer o que pensa da sua história é incrível para sua carreira e para sua obra! E a melhor parte, de graça! Tem noção de como isso ajuda você a se tornar um escritor melhor e evolui sua obra?! Ajuda demais! E deixa a gente muito feliz também, com muita vontade de continuar escrevendo.

E os números podem ser muito altos, gente! Tem autores que atingiram a marca de mais de UM MILHÃO de visualizações! Claro que nem sempre é assim e que todo número só vem com muito esforço do autor e com muita divulgação, mas mesmo que seu livro nunca chegue a um milhão de leituras, não tem problema. Cada leitura já é uma alegria sem fim e acompanhar os status crescendo dá uma alegria muito grande!

A melhor parte é que, uma vez que seu livro tenha feito tamanho sucesso no Wattpad, às vezes é mais fácil arrumar um contrato de publicação. Afinal, público você já tem. Por que não teria também para  o livro impresso? Claro que isso também não é uma verdade absoluta, mas suas possibilidades aumentam sim. Pode procurar por aí que você achará exemplos de autores que fizeram esse caminho! E o Wattpad está cheio de editores de olho em possibilidades. Duas amigas minhas já receberam convite de publicação! Ou seja, tá esperando o quê?? 

Ah, tem um detalhe muito importante: o ideal é que você registre seu livro na Biblioteca Nacional antes de começar a postá-lo online. O registro te dá mais segurança caso seu livro venha a ser plagiado. Isso nunca me aconteceu, mas a gente nunca sabe quem está do outro lado da tela, né?! Melhor prevenir do que remediar!

Enfim, é isso. Na minha opinião, o Wattpad só traz alegrias e benefícios! Eu espero que todos vocês resolvam participar dessa coisa linda e, se resolverem participar, me sigam lá! Atualmente estou postando um romance adolescente muito divertido chamado Acampamento de Inverno Para Músicos Nem Tão Talentosos! :)

Vou deixar aqui no final do post algumas informações relevantes, inclusive em relação ao Acampamento. Para saber mais, clique em cima do nome!



Meu perfil: ClaraSavelli
Grupos de divulgação no facebook:
Página para divulgação no facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário