Minhas dicas de vlogueira em treinamento

Como vocês perceberam, eu estou me dedicando bastante ao meu canal no YouTube - na medida do possível. Ainda sou bastante noob em muitos aspectos. Porém, estou me esforçando bastante para mudar isso. Então, vou compartilhar com você o pouco que aprendi e as coisas que faço para esses vídeos irem ao ar. Aliás, se você ainda não é inscrito no meu canal, convido a conhecê-lo:




Eu uso a câmera que tiver 
Uma grande questão para que grava é a câmera. Claro que num mundo hipotético e maravilhoso todos teríamos fácil acesso as tecnologias de ponta. Porém, esse não é caso. Certo? O primeiro vídeo que gravei para o canal foi com o celular e ainda o utilizo em determinadas situações. Atualmente eu estou dando preferência para uma câmera mesmo, ela não é profissional, mas o que me motiva usá-la é a facilidade de colocar e tirar o cartão de memória. Uma coisa que aprendi ouvindo de muitas pessoas - inclusive do meu professor de fotografia na faculdade - é a importância da luz. Procure gravar durante o dia e por mais que você utilize luminárias e outras fontes de luz, nada substitui a luz natural. Nos meus últimos vídeos, eu procurei gravar de frente para a janela do meu quarto controlando a intensidade da luz com uma cortina branca fininha. Porque também tem disso, luz natural é diferente de sol na sua cara. 

Outra utilidade para celular além do video
Você sabia que pode melhorar a qualidade do seu áudio gravando a parte? Eu sou o tipo de pessoa que falo muito baixo e não moro num lugar muito silencioso, principalmente de dia. Então, eu plugo o fone de ouvido do celular - aquele com microfone que normalmente vem com o aparelho - no celular (daã), escondo o fone na roupa e ligo gravador - aplicativo que normalmente vem instalado no aparelho. Para o vídeo não parecer uma novela mexicana, a dica é bater palma ou fazer um barulho bem alto antes de começar a falar no video. Assim, facilita a sincronização na edição. É só achar o pico no audio do vídeo e do audio gravado. Atenção! Cuidado com a roupa e como você coloca o microfone em você, caso você se mexa muito pode passar a barulho da roupa batendo no microfone e as vezes pode até inutilizar o audio de tanto barulho.

Se planeje
Já tentei fazer vídeos no freestyle e se você não estiver de bom humor, pode ser bem frustrante. Por mais que você tenha um cartão de memória que grava 5h de você falando, é um saco editar um vídeo muito longo. No meu caso, o meu cartão grava no maximo 20 minutos, então,  tenho que planejar bem o meu tempo para não ter que fazer os vídeos picotados. E esse planejamento não é necessariamente um roteiro de fala, pq pode ficar muito artificial. Só organize as idéias em uma lista em típicas, se tiver paciência, treine uma vez sem gravar.



Editando
Eu uso o Movie Studio Platinum, acho que veio com o meu computador que é um Vaio, marca de computadores da Sony. Eu sou o tipo de pessoa que não tem muita paciência com vídeos longos, por isso, evito o máximo que posso em fazer e editar vídeos grandes. Gosto de ficar na faixa dos 5 minutos, no máximo,  chorando, 10! Apesar de que você encontra um vídeo de quase 40 minutos no meu canal que gravei com o Black sobre board games haha. Eu gosto de por uma música de fundo que além de abafar alguns ruídos ruídos, dá o tom desejado ao vídeo - mais divertido ou triste. Dica: o YouTube oferece ótimas músicas na sua biblioteca de graça - só fique atento para ver se não precisa dar os créditos na descrição do vídeo - e cuidado para não deixar a música DE FUNDO muito alta (isso pode atrapalhar para as pessoas te ouvirem).

Paciência
Imprevistos vão surgir. Você vai repetir mil vezes a abertura porque você vai sentir que está forçando a barra no Oi ou esqueceu de falar alguma coisa. Depois de ficar meia hora renderizando um vídeo de 5 minutos pode ser que você deixe algum erro passar e terá que fazer tudo de novo. Talvez mais de uma vez. Por isso, paciência! O negócio é ser prazeroso e divertido, porque se for para esquentar a cabeça é melhor deixar para outro dia - ou para nunca mais.

Essas foram algumas dicas. Eu sei que cada um tem uma intenção ao criar conteúdos na internet, mas tentem fazer com que essa experiência seja prazerosa e que tenha a ver com você. Se você tiver mais alguma dúvida e caso eu possa ajudar, só comentar aqui! Se você também tem um canal, compartilhe as suas dicas também!

3 comentários:

  1. kkkkkkkkkkkkkkkk falou tudo!
    eu uso a câmera, mas como a minha não tem foco automatico, tava saindo bem embasado algumas coisas, dai aprendi a ligar ele no note, e configurar, ainda me vejo na tela, o que ficou ótimo, ele também só grava vinte minutos.
    Ai como ele quebrou to gravando no celular, o que fica ate bom, mas ele não tem cartão, e ai vem o trabalho todo, em que prefiro usar a câmera. Tira o cartão, transfere e poe de novo. parece magica.
    www.omundodatutty.com

    ResponderExcluir
  2. eu adoro ver vlogs, adoro conhecer mais do dia a dia de quem eu acompanho XD

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  3. Sempre me perguntei onde tu colocava o microfone! Adorei as dicas Nina ♥

    Beijos Joi

    ResponderExcluir