Livros Lidos em 2016

Eu nunca fui de contar os livros que li, ou mesmo fazer uma lista. Quando alguém me perguntava, "Nina, que livros você leu esse ano?". Eu ficava totalmente perdida. Já tentei usar plataformas como Skoob e o GoodReads, mas eu sempre esquecia de atualizar as coisas e achava que com isso acabava perdendo o propósito - quem sabe um dia eu aprenda a mexer nisso direito. Esse ano, eu resolvi anotar minhas leituras num caderninho.


Como eu disse eu nunca contei a quantidade de livros que eu li em um ano, mas arrisco que bati um recorde esse ano. Na época da faculdade, eu lembro de ficar meses sem ler um livro de entretenimento ou romance, tudo tinha a ver com o curso. Agora que me formei, tenho mais tempo para me dedicar as leituras que tanto amo.

Meu empenho começou quando fiquei mega assustada com a quantidade de livros não lidos na minha estante. Até fiz um vídeo apresentando alguns deles. Eu precisava dar um jeito nisso. Fiz um cronograma para ler 4 livros por mês, mas não consegui seguir a risca. Eu leio muuuito devagar e aprendi que pressionar a minha leitura é a pior coisa que posso fazer. A leitura acaba virando uma tortura!


Em média eu demoro uma semana para ler um livro, mas alguns livros acabam exigindo mais tempo, como o Morte Súbita que levei quase dois meses! Além do ritmo de leitura, outra questão é o mood. As vezes você não está num momento bom para determinado tipo de livro ou para nenhum tipo. O mais importante de tudo isso é que cada experiência literária seja prazerosa, sem forçar a barra. 

Eu fiz um vídeo, no começo de Dezembro, para mostrar as leituras que eu fiz. Mas como ainda tinha o resto mês, eu fiz mais algumas leituras. Eu terminei o Juntando os Pedaços - fiz resenha para o Estante Diagonal, e Sing. O que totaliza 28 livros lidos - o que supostamente ficou bem abaixo da minha meta que não existia de verdade. Talvez eu chegue nos 30 até a virada do ano! 

Meu plano ainda é ler o oitavo livro do Desventuras em Série e o Amor Plus Size, da Larissa Siriani. Eu trouxe comigo para minha viagem para Bauru/Lodrina. Se eles acabarem antes de eu voltar, eu estou pensando em comprar o Sonata em Punk Rock, da Babi Dewet. Eu tinha planejado levar o nono livro do Desventuras em Série, mas a minha mãe já olhou feio para minha mala com um livro - isso porque ela não sabe que tem outro escondido haha.

Você já me segue no instagram. Sempre publico fotos fofinhas de livros! Só procurar @ninanovaes

Como foi o seu ano literário? 

10 comentários:

  1. Oi Danoninhaaaa!

    Eu até que li bastante esse ano, levando em conta que foi o último ano da faculdade e eu tava naquela loucura que você sabe muito bem hahaha
    Mas mesmo assim minha pilha de não lidos ainda está grande. Acho que ano que vem ela vai diminuir um pouco, já que vou estar pobre e não vou poder comprar nenhum livro novo kkkkk

    Beeeijos, amei os vídeos!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Nina!
    Primeira vez por aqui. =)
    Eu já fui uma leitora daquelas que lê na velocidade da luz, mas desde que entrei na faculdade (em 2011) eu não consigo ser assim. Estou mais cansada e mais lenta, e aprendi a conviver com isso. Assim como você, não curto acelerar as leituras.
    Beijos,

    Priscilla
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Prih!

      Existe milhares de coisas que podem influenciar no nosso ritmo de leitura. O importante é saber respeitar ele e não forçar a barra.

      Bem vinda a minha loucura!

      beijos

      Excluir
  3. vc conseguiu ler bastante coisa bacana, apesar de amar ler eu sou bem lerda pra ler, hehe, quero tentar ler mais no proximo ano, e mt bacana isso de anotar as leituras

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lívia!

      Anotar as leituras é bem legal para quem tem a memória fraca que nem eu haha Te desejo ótimas leituras em 2017!

      beijos

      Excluir
  4. Nina do céu! Mais uma vez que me entendo com o seu texto hehe
    Eu também sempre fiquei perdida! Mas até no skoobs e no goodreads, eu esquecia minhas senhas.. iiih era só falar disso que eu ficava mei biruta.
    Vou fazer que nem você e anotar no meu cadernin ano que vem hihih ótima ideia <3
    Pois é! Que como faço faculdade é muito complicado para minha mente conseguir associar os outros livros :B VOCÊ LEU MUUITOS LIVROS <3 nossa, me espelho em você hehe Papel caneta e ação, tenho super vontade de ler :B
    Também não posso pressionar minha leitura que fica algo chato e massante... Minha mãe faz uma cara feia quando levo livros para viagens também AHAHAHAHA
    Meu ano literário foi bem devagar. Me organizei nas faculdades, e eles ficaram para trás, e eu não contei os que li no primeiro semestre então... não sei mesmo como foi :~
    Beeijos

    http://www.utopiananuvem.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ingrid!

      Contar as leituras nem é o mais importante no final das contas, né? O importante é ler e ser prazeroso independente da quantidade. Mas as vezes a gente se sente um pouco pressionado pelos blogs literários haha Anotar no caderninho é o que mais funcionou para mim e espero que também funcione para você. Assim, quando alguém perguntar alguma indicação, você já tem um lugarzinho onde olhar sem precisar ficar perdida olhando para estante hehe
      A faculdade realmente atrapalha um pouco essas leituras de entretenimento. Mas logo logo acaba! ;)

      beijos

      Excluir
  5. Passando para desejar um maravilhoso 2017 cheio da presença de Deus, paz, amor, alegria e tudo de melhor!
    Bj e fk c Deus
    Nana
    http://procurandoamigosvirtuais.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém, Nana!

      Desejo tudo em dobro para você <3

      2017 será maravilhoso!

      beijos

      Excluir