Netflix: The Paradise (série)

Queria muito ter feito post do Links Maravilhosos da Semana, mas lá se foi mais uma semana em que não me organizei para visitar os blogs. Minha vida está cheia de mudanças e está difícil estabelecer uma rotina. Mas a gente vai tentando,  né, na medida do possível.


Hoje quero falar um pouco de uma série linda ~ em muitos aspectos ~ que finalizei há algumas semanas, no Netflix. Ela se chama The Paradise.

The Paradise conta a história de uma loja de departamento do século XIX ~ eu indiquei ela no último LMS que fiz. E mais do que contar sobre estratégias de marketing e negócios da época,  a história foca bastante nos personagens e suas relações.

Para mim, a protagonista da história é a personagem Denise ~ apesar da loja em si tem grande destaque. Uma jovem que saiu do interior da Inglaterra para enfrentar a cidade grande (acho que Londres). Ela é muito geniosa e descobre logo a sua paixão pelas vendas.


A série também conta a história da dificuldade das pequenas lojas em enfrentar as estratégias de lojas como a The Paradise.  Ou a dificuldade das mulheres na época serem aceitas socialmente por trabalharem fora de casa, normalmente solteironas ou jovens mulheres pobres.

Ao longo das três temporadas, a Denise ganha cada vez mais destaque e força. Ela precisa enfrentar diversos preconceitos devido ao seu gênero, mesmo sempre se mostrando mais capaz que muitos homens. Muitas dificuldades que ela enfrenta ao longo da série provem das relações com homens que não sabem lidar com mulheres bem sucedidas profissionalmente.

A série ainda aborda a questão da "rixa" entre as mulheres. Eu não sei se realmente condizia com a realidade da época, mas aos poucos elas percebem que podem muito mais quando trabalham juntas. 


Para os estudantes de publicidade e áreas afins, a série trás ótimos exemplos de um mercado que está mais voltado para vendo de "experiências" do que produto. O tempo inteiro é enfatizado essa ideia uma pouco lúdica da loja ser um "Paraíso", um lugar onde sonhos (de consumo) podem ser realizados. Muito interessante. 

A fotografia é maravilhosa e achei que a produção teve bastante cuidado na montagem de cenário e figurino, dando um toque mais especial para a história. Baseada em um romance fictício, infelizmente, a série foi cancela. No entanto, consegue dar um final muito interessante para a - minha querida - Denise.


Recomendo para quem gosta de romances de época, estilo Orgulho e Preconceito; de assistir séries que abordam temáticas sobre estratégias de marketing, tipo Mad Men; e que gira em torno de um local específico, como Downtown Abbey... Está esperando o que para assistir? 

2 comentários:

  1. Ah que legal! É se tem no netflix eu já quero!!!
    Adorei essa dica e vou colocar na minha lista. 😉

    >> Vida Complicada <<

    ResponderExcluir
  2. Estou arrasada com o boato que a série não foi renovada, uma história linda com entrelinhas belíssimas. Acho um absurdo.

    ResponderExcluir