Exposição Frida Kahlo

Meio sem querer querendo, os posts desse mês estão saindo praticamente sobre as Mulheres. Está sendo divertido ver essa bonita coincidência. *feliz*


No dia 11 de março, eu fui no centro resolver algumas coisas com a companhia do Black, nosso colunista sobre board game, e eu arrestei ele para ir conferir a exposição "Frida Kahlo, conexões entre mulheres surrealistas no México". Ela começou em janeiro, no Caixa Cultural, centro do Rio de Janeiro, e vai até o final desse mês.


Eu confesso que os meus ideais feministas começaram a surgir aos poucos enquanto cursava Ciências Sociais. Obviamente, eu já tinha ouvido falar da Frida e de sua importância para o movimento, mas nunca tive a oportunidade de admirar o seu trabalho como artista tão de perto.


Eu esperava encontrar uma exposição apenas sobre ela, falando sobre sua história e luta no movimento. Me surpreendi positivamente ao encontrar essa teia de mulheres com os seus ideias e obras maravilhosas.

 

Em meio essas mulheres incríveis, podemos ver o papel importante que Frida exerceu como influenciadora e ponto de conexão entre elas. Como fala no folder: 
"a mostra prentede evidenciar os vasos comunicantes, as conexões que se formaram por meio de afinidades estéticas e ideológicas, exploradas a partir de um diversidade de temas que abrangem a identidade, o corpo, a maternidade, a família, a influência da cultura mexicana, o pensamento mágico, a exploração do inconsciente e o mundo dos sonhos". 
 

Entre todas, fiquei apaixonada pelas obras da Alice Rahon e da Briget Tichenor. Eu gostei como elas brincam com as cores e trazem personagens peculiares para suas obras, muitos representando elementos da cultura mexicana. Teve um outro quadro, "Três mulheres com corvos", da Leonora Carrigton que também gostei bastante. O meu favorito de toda a exposição foi o "Balada para Frida", um presente de Rahon para Frida Kahlo. 

 

Sai da exposição com vontade conhecer melhor a história dessas mulheres e com um sentimento de que posso alcançar todos os meus sonhos!

2 comentários:

  1. Olá, Nina.
    Também foi uma surpresa para mim ver que não era uma exposição só da Frida. Mas foi uma grata surpresa conhecer as demais artistas.
    Também saí da exposição ansiando por mais e estou louca para ler a biografia da Frida.
    Abraços.

    Minhas Impressões

    ResponderExcluir
  2. Deve ser maravilhosa!
    Bj e fk c Deus.
    Nana
    http://procurandoamigosvirtuais.blogspot.com

    ResponderExcluir