Evento: Ler - Salão Carioca do Livro

No último final de semana de Novembro (mês do meu querido aniversário) aconteceu a primeira edição do Ler. Foram quatro dias recheados de arte e livros! Eu só conseguir ir no sábado, dia 26. Mas deu para sentir um pouco da atmosfera do evento que compartilho aqui com vocês.



O evento aconteceu em uma região revitalizada do centro do Rio que foi inaugurada durante o período das Olimpíadas. O local tem alguns galpões, que antigamente eram destinados para uso do porto, e tem uma vista linda para Baía de Guanabara e Ponte Rio-Niterói. Ali perto também fica o Museu do Amanhã. 


O ponto mais positivo da Ler é a sua proposta de ser um evento para todos. Diferente da Bienal do Livro, ele é gratuito! Pode parecer besteira, mas isso atrai muita gente que as vezes pensa "não custa nada ver" - literalmente. O acesso fácil, por ser no centro da cidade, também ajuda. Para quem nunca foi na Bienal do Livro aqui no Rio, ela fica em um lugar bem isolado e longe. 

Durante a programação de mais de 10 horas por dia era possível participar de oficinas, assistir palestras, ir em lançamentos de livros e entre outras atividades. Não posso deixar de incluir as exposições interativas e espaços onde a literatura e a arte se convergiam.


Pontos negativos. Os horários da programação ficaram um pouco confusões. No site tinha uma data e horário e no panfleto distribuído lá outros. Também fiquei um pouco chateada que as únicas opções dentro do evento eram aquelas comidas gourmetizadas. Mais infelizmente isso acontece em todos os eventos. Um diferencial da Ler é que recebíamos uma pulseirinha, então, dava para caçar algum lugar mais barato pelo centro. 


A decoração e os espaços do evento estavam maravilhosos. Deu para sentir o cuidado da curadoria em fazer um ambiente mais horizontalizado entre autores e leitores. Espero que isso não mude nas próximas edições. Eu senti falta da presença de algumas editoras grandes, mas acho que talvez esse não seja o foco do evento. O lado bom é que isso deu espaço para editoras e livrarias menores. 

Você pode conferir um vídeo que eu fiz para o canal mostrando um pouco das instalações e o que aconteceu sábado:


Mais fotos:




-->

19 comentários:

  1. adoro eventos que incentivam a leitura, gostei mt de ver como rolou esse no Rio!

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lívia!

      Eventos assim são maravilhosos. Amo ver como eles se multiplicam pelo país <3

      beijos

      Excluir
  2. Oi Nina tudo bem? Eu não conhecia o evento, mas adorei saber! E ainda de graça, fantástico!! E realmente comida gourmet em um evento assim não parece combinar muito. Tomara que o ano que vem os horários estejam menos confusos! Mas adorei saber sobre Ler!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mi!

      O fato dele ser de graça realmente é muito importante, atrai mais as pessoas. Essa é a primeira edição do evento, por isso você não o conhecia :)

      beijos

      Excluir
  3. Oie,
    nossa adorei! Já tinha visto algumas fotos da galera no face, mas deve ser muito boa a feira. Fiquei com vontade de conhecer

    bjos
    Blog Vanessa Sueroz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nessa!

      Vamos providenciar a sua vinda para próxima edição hehe

      beijos

      Excluir
  4. Nina, que evento lindo <3
    Amei =D
    Muita vontade de conhecer, mas sou do RS :(
    E muito legal que é de graça. Assim mais pessoas podem comparecer =D Adorei mesmo. E a filmagem ficou linda, parabéns =D A decoração do evento é linda né? Amei esses livros gigantes ahhahahah
    Beijoooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gih!

      A decoração realmente estava ótima! Infelizmente, você mora longe. Mas tenho certeza que ai também tem eventos ótimos. :)

      beijos

      Excluir
  5. Oi, Nina!
    Que evento maravilhoso! Deu pra perceber que tudo foi feito com o maior cuidado.
    Aqui, o clube do livro que participo organiza alguns também, com o intuito de conquistar mais leitores.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe da promoção seis anos de Caverna Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu!

      Quanto mais eventos assim melhor. Independente da proporção, o importante é alcançar as pessoas.

      beijos

      Excluir
  6. Oi Nina que evento incrível 10 horas de muito trabalho tenho pra mim mas de muitas recompensas e satisfação. Eu adoro quando aqui em Minas tem eventos assim. Respondendo ao teu comentário sobre a colher no meu blog, você como blogueira tem desconto especial então se quiser garantir me chama.
    Beijos

    http://www.cherryacessorioseafins.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Poxaa que massa!!
    Quanto mais eventos incentivando a leitura melhor!!
    Cheio de livros e super interativo.
    Adorei ♥

    ResponderExcluir
  8. Oi, Nina!
    Eu tinha visto seu vídeo, agora pude conferir o post completo.
    Adorei ter conhecimento desse evento. Achei a proposta muito bacana e se algo parecido acontecesse aqui na minha região, eu não pensaria duas vezes antes de ir.
    A decoração é, de fato, muito bonita.
    Lindas fotos!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thami!
      Muito legal ver a literatura se espalhando em evento pelo Brasil <3

      beijos

      Excluir
  9. Nina, que lindo que ficou esse post. O vídeo com o tour pelo lugar ficou muito legal! <3 O evento deve ter sido bem bacana de participar.


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thay!

      Fico feliz que tenha gostado do vídeo. Isso me encoraja a fazer mais do tipo <3

      beijos

      Excluir