Sobre dúvidas e escolhas

Algumas pessoas já devem estar sabendo que resolvi mudar de área. Em janeiro desse ano, eu me formei oficialmente como bacharel em Ciências Sociais. Foram ótimos anos de muito aprendizado, experiências boas e ruins, mas quem acompanha o blog, me viu frustrada no último semestre do curso. Muito frustrada. Eu cheguei ao ponto de julgar se realmente valeu a pena e se realmente eu seria uma socióloga de verdade algum dia. Não sei se vocês sabem, mas um papel dizendo que você é alguma coisa não te transforma como mágica naquilo. 

Os 3 c's da vida: escolhas, oportunidades, mudanças. 
Você tem que fazer uma escolha para te 
uma oportunidade ou a sua vida nunca irá mudar. 
Essa semana me matriculei no curso de Comunicação Social com habilitação em Propaganda na UVA, uma universidade particular aqui do Rio. E hoje, vou compartilhar um pouco dessa tomada de decisão. Eu ouvi muitos comentários como "que coragem!" ou "por que você não trocou antes?". Acredito que compartilhando um pouco da minha experiência, eu consiga ajudar quem também está em dúvida em relação as suas escolhas profissionais, a ver que não é só uma questão coragem.


Realmente, acho uma puta de uma coragem! Mas também não acho que seja algo de outro mundo. As vezes esse comentário sobre a sua bravura em tomar outro caminho profissional vem com a ideia de que você estará jogando todos os anos anteriores no lixo, por isso que em tese "você é corajosa(o)". Não é bem assim. Não é porque você resolveu escolher outra área que tudo que você aprendeu antes irá simplesmente sumir, as experiências e aprendizados que teve, sejam por quanto tempo você insistiu naquela carreira, irão te acompanhar para vida inteira e possivelmente influir na sua nova área de atuação de uma maneira ótima.

Quando começamos a falar sobre isso é impossível não chegar naquela velha conversa: "os jovens são obrigados a escolher muito cedo o que fazer para o resto da vida". Sinceramente, não vejo mal algum em os jovens terem que fazer uma escolha, o problema está na parte do "resto da vida". 

Se você for duvidar de algo, duvide de seus limites. 
Eu sei que tem gente que escolheu sua profissão aos cinco anos de idade, seguiu por esse caminho e é mega feliz. Mas nem todo mundo tem essa certeza e não acho a incerteza algo ruim. Eu não mudei de área antes, justamente porque queria acreditar numa "certeza" que não existia dentro de mim. Hoje, eu vejo com mais clareza que estou cheia de incertezas e dúvidas, mais do que isso, vejo que isso é bom. Assumindo isso, eu descobri que Ciências Sociais não me bastou de várias formas e que não há pecado nenhum em querer aprender mais sobre outras coisas. 

Por favor, vamos parar de agir como se ter dúvidas, querer mudar, fazer novas escolhas fosse algo ruim! Eu ainda sou meio nova para dizer isso com certeza, mas já ouvi de muitas pessoas mais velhas que esse sentimento de "qual será o próximo passo agora?" nunca morre. 

Mudar de área é sair da zona de conforto, é acreditar que não existe hora certa, mas a vontade de querer mais. É em busca desse "mais" que estou: mais possibilidades de conhecimento, de inserção no mercado de trabalho, de melhorar o blog, de poder aplicar "meus conhecimentos sociológicos" em outra área, de ser "mais" feliz com minhas escolhas e, porque não, com as minhas dúvidas também.  

2 comentários:

  1. Nos dias de hoje com o mercado de trabalho tão tumultuado, realmente acho corajoso da sua parte se arriscar em território desconhecido. Sucesso aí!
    Bj e fk c Deus
    Nana
    http://www.procurandoamigosvirtuais.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. A minha Vida Nina <3
    Você falou por tudo que estou passando.
    No meu caso foi Ciências Contábeis onde nunca me adaptei, e agora vou cursar Letras!!!

    Acredito muito nisso que escreveu.
    E se por acaso ainda não for este o curso, vou continuar descobrindo, enquanto houver vida existe esperança, né isso?!!

    As pessoas sempre falam né, sempre.
    Eu ouvi muitas coisas, até umas que me entristeceram, afinal ""Contabilidade dá muito dinheiro e Letras é morrer na miséria""" ¬¬

    Deixo falarem e vou ser feliz, que já estou inclusive :)
    Tudo de bom nessa nova jornada

    xero grande

    ResponderExcluir