O Clube do Livro das famosas. Você também vai querer entrar!

Faz muuuito tempo que estou para fazer esse post aqui no blog. Tudo começou quando eu descobri duas atrizes teen (da minha época), não só tem um apresso enorme por livros, como resolveram fundar os seus próprios clubes do livro. A maioria eu fiquei conhecendo através dos perfis pessoais das atrizes que me levaram para os perfis dos clubes no Instagram. Outros, eu descobri pesquisando para escrever esse post.


A ideia é justamente a divulgação e promoção do universo literário, que ao meu ver consiste no livro como objeto, idéias e temáticas, além do hábito de leitura, entre outras questões que envolve muito mais que o mercado literário como produto comercial. Essas atrizes tem milhares, quando não, MILHÕES de seguidores. E, em tempos de "influenciadores", essa é uma ótima forma de influenciar as pessoas.

Vou começar pela nossa queridinha Hermione. Emma Watson tem um clube do livro na plataforma GoodReads chamado Our Shared Shelf. Tenho certeza que você já deve ter visto no Facebook alguma reportagem sobre ela espalhando livros pela cidade ou no metro londrino. Essa iniciativa também faz parte desse projeto! Ela decidiu criar o clube como uma forma de dividir com todo mundo as leituras incríveis que fez depois que começou a trabalhar na UN Women. Por isso, a temática presente no clube são livros feministas. No GoodReads é possível ver a lista de livros já lidos e o livro do mês com a data de início e previsão de término da leitura. Uma das coisas mais legais do Our Shared Shelf (que em tradução livre seria "Nossa estante compartilhada") é que para o perfil no Instagram são selecionadas fotos de "membros" do clube com o livro (ou do livro) do mês. Ou seja, você sente mais próximo e parte desse clube. - Perfil no Instagram

Foto postada no perfil da Emma Watson com o livro de Março do Our Shared Shelf

Outra atriz que fiquei mega feliz em descobrir que também tem um clube do livro é a Emma  Roberts (só falta eu descobrir que a Emma Stone também tem um haha). Você encontra um perfil do Instagram do clube que se chama Belletrist. Pelo que pesquisei, ela criou esse clube junto com a Karah Preiss e o principal objetivo é "celebrar ótimos livros e as pessoas que leem eles". Também tem grupo no Goodreads onde você consegue acompanhar direitinho qual é a leitura do momento e ver as anteriores. Além disso, elas desenvolveram também um site/blog/lojinha (que tem uma ecobag - a loka da ecobag - que estou namorando!).

Foto do perfil da Emma Roberts no Instagram anunciando o Belletrist

Nessa pesquisa, eu descobri outras tantas atrizes que também tem os seus clubes, entre elas Sarah Jessica Parker. Mas vou recomendar só mais uma! Um perfil que acompanho e acho que é muito "gente como a gente" no quesito "instaliterário" que é o Reese’s Book Club x Hello Sunshine da Reese Witherspoon (de Legalmente Loira!!). Ela posta memes e artes sobre a vida de leitor, além de fotos maravilhosas. Eu não achei um grupo no Goodreads. Pelo que eu entendi, não existe um clube oficial por lá, mas alguns "membros" criaram alguns não-oficiais. Para você acompanhar o projeto tem página no Facebook e perfil no Instagram. A temática do clube é divulgar e ler livros escritos por mulheres.

Foto do perfil da página do Facebook do Clube do Livro da Reese Witherspoon. 

Aqui no Brasil, eu sei que tem algo similar a esses clubes que é o PamdeBel, uma parceria da Pam Gonçalves com a Bel Rodrigues. Não achei nada específico do clube, um perfil no Instagram ou mesmo uma página no Facebook, mas é possível acompanhar o projeto através do perfil das meninas da Pam e da Bel no Instagram, e nessa playlist no YouTube.

Se você conhece ou acompanha algum outro Clube do Livro, compartilha aqui nos comentários para todo mundo conhecer também!

Nenhum comentário:

Postar um comentário