Livro sem Apego

Sabe aquele ser que vive falando para você que acha livro caro e que prefere pegar pdf pirata na internet? Manda esse post para ele! Eu pensei em fazer uma lista de sites e formas de você ter acesso a livros de forma legal (no sentido jurídico e ético), mas hoje vou falar especificamente de uma iniciativa chamada Livro sem Apego.



Segundo o site, a ideia surgiu através do trabalho de conclusão de curso do Gustavo Lima e Mateus Alcova, ambos estudantes de Análise e Desenvolvimento de Sistema. A proposta é bem simples, na realidade, o Livro sem Apego reúne livros de pessoas que querem doar seu livros e pessoas interessadas neles. O contato é feito através da plataforma por e-mail, assim o interessado e o doador podem combinar a melhor forma de entregar o livro. Acredito eu que se for de outra cidade ou estado, talvez seja preciso pagar o valor da postagem. Mas antes de entrar em contato, já dá para saber qual é a cidade do doador e escolher uma opção que seja mais conveniente.


Sinceramente, eu não sei exatamente qual é a eficácia desse projeto, a partir do ponto em que a plataforma só funciona como um ponte entre as pessoas. Mesmo assim, a ideia é muito legal! E seria incrível se essa iniciativa ganhasse força e se transformasse em mais uma forma as pessoas terem acesso a livros de forma mais ampla.


Isso me lembra eu que já fiz um vídeo para o canal do PN no YouTube contando como consigo os meus livros, em outras palavras, como eu tenho e tive acesso a eles. Acredite, baixar PDF ilegalmente na internet pode deixar de ser uma opção - aliás, nem deveria ser! Mas também não vou se hipócrita de dizer que nunca fiz, mas quando você passa a pesquisar as inúmeras formas de acesso (muitas delas de GRAÇA), abandonar esse mau hábito é bem fácil. No vídeo, eu não dou dicas específicas como ler de graça, mas tem algumas entre elas. Se você quiser um post especial sobre isso, cometa aqui no final desse post. 💖

Nenhum comentário:

Postar um comentário