Balanço do Maio Psicótico

Eu decide fazer esse mês louco onde eu me comprometi a postar todo dia por vários motivos e quero dividir um pouco como foi essa experiência. Ou talvez, concluir tudo isso.




Um coisa que acabei descobrindo é que essa não foi a primeira vez que tentei fazer algo do gênero. Acho que teve mais uns dois meses em anos passados que tentei postar quase o mês inteiro ~ esse foi o primeiro com sucesso total. E confesso que fiquei bastante feliz por ter concluído essa proposta ~ claro que com a ajuda da Clara com suas postagens de sexta. 

O meu grande medo durante toda essa ideia foi não ter conteúdo. Mas quer saber um segredo? Para quem gosta de escrever, gosta de blogar, isso nunca será um problema. Assuntos, conteúdos nunca vão faltar independente de quantas vezes você quiser postar. A questão está mais em ter disposição para escrever. Quando a gente está com vontade de escrever, qualquer coisa vira assunto, vira texto. 

Para mim é muito difícil ver um blog como algo com assunto limitado, já que a minha relação e visão desse tipo de "veículo de comunicação" é mais pessoal. Mas entendo que postar todo dia pode ser mais difícil para quem se prenda a um padrão ou assunto. Nesses casos, acho que a criatividade é o que conta. Então, se você quer fazer um especial de "posts todo dia", não tenha medo por causa disso.

Já que estamos falando de medo. Outro receio que eu tive é que as pessoas não iriam ler os posts. Mas sabe o que aconteceu? As pessoas tiveram mais opções para ler. Eu dei escolhas. De fato, as visualizações por postagem não cresceram e alguns casos até diminuíram em um primeiro momento. Mas o número de visitas ao blog aumentaram e postagens que nos primeiros dias não tiveram muitos views, acabaram ultrapassando outras em outros dias. 

A mesma coisa aconteceu com os comentários. Como as pessoas tinham mais conteúdo para escolher, eles ficaram mais espalhados e nem toda postagem recebeu comentários. No entanto, quando olhamos de uma perspectiva mais ampla através do número totais de comentários no mês, eu acho que está bem acima da média normal (foram 35 comentários até agora). 

Eu também me preocupei em analisar que tipo de postagem as pessoas mais visitam no blog. Tentei fazer postagens variadas de diferentes assuntos e percebi que algumas tiveram mais visualizações que outras. Isso me deu uma ideia do que eu acredito que os leitores do blog querem e tentar focar mais neles ou criar abordagens diferentes para os assuntos menos visualizados.

Acompanhando mais de perto as estatísticas, além do assunto, eu consegui mensurar os dias da semana que recebo mais visitas. Já que não pretendo postar todos os dias para sempre, ter esse tipo de noção é bem interessante para poder criar conteúdo novo para esses leitores. Assim quando eles passarem por aqui, sempre vai ter novidade fresquinha.

Também foi muito legal gravar os quatro vlogs para esse mês. Já confessei diversas vezes que essa não é uma das tarefas mais fáceis para mim e ainda acho que YouTube não é a minha rede social, pelo menos não a principal. Apesar disso, esse mês me mostrou que não é tão impossível tentar postar um vídeo por semana.

Por fim, eu queria retribuir o carinho de alguns leitores e blogueiros amigos que tomaram um pouquinho do seu tempo para não apenas passar pelo PN, mas deixar o seu amor em forma de comentário: 
O Mundo de Tutty - Tofu Colorido - Balaio de Babados - O outro lado da Raposa - Impressões de Maria - O que tem na nossa estante - Rascunho e Histórias - Estante Diagonal - Historiar - L de Saturno - Além da Contra Capa - Cada livro uma Paixão - Book and Birds - Resenhando por Marina - Alice and the books
Também tiveram algumas pessoas que não tem blog ou que ao menos não linkaram o trabalho delas no comentário, mas também agradeço de mais o carinho de vocês. Então, vocês todos que fizeram parte dessa história entre em contato comigo pelo ninanovaes@live.com que eu gostaria de enviar um marcador do PN de presente para vocês. Vou tentar entrar em contato com vocês também através dos blogs. Obrigada mesmo pelo apoio de sempre e eu gostaria de retribuir um pouco desse carinho. 

6 comentários:

  1. Nina, parabéns por ter conseguido fazer com que o Maio Psicótico fosse concluído com sucesso, mas não só por isso, parabéns por também se propor isso e de fato ir até o fim.
    Eu tenho vontade de fazer algo do tipo, quero fazer em julho, em comemoração ao aniversário do blog, mas tenho que me organizar direitinho, a faculdade tem me deixado sem muito tempo ultimamente.
    Parabéns mais uma vez.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria! Eu criei uma planilha para poder me organizar e também me planejar melhor. Lá eu tanto colocava os posts que já tinham sido publicados, como os estavam programados e toda ideia que eu tinha ia anotando lá. Ajudou bastante tem essa visão geral em um só lugar :)

      Excluir
  2. Oi, Nina!
    É sempre um prazer passar aqui! Tem vezes que não dá pra comentar, mas sempre que posso deixo meu recadinho.
    Então... eu gravo vídeos mas youtube não é a minha praia. Dá muito trabalho e eu acho que escrevendo me expresso melhor.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Sorteio Dois Anos de Família Hallinson

    ResponderExcluir
  3. o mes de maio foi msm bem agitado por aqui, curti conferir suas considerações, e que venha Junho!

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  4. Eu já me dispus uma vez a fazer posts diários em algum desafio, mas não rolou e nem foi falta de ideia, foi a internet que não colaborou :/ então, não pensei mais. Concordo que quando se tem a vontade de escrever, tudo vira assunto, é só a maneira de abordar o tema que dá o diferencial.

    Faz tempão que não olho estatísticas do blog, não tô gostando do layout dele e por isso tô meio brava hahaha tbm já sei que quando mudar os comentários vão sumirrr de novo, não sei porque acontece isso aveee mary, enfimmm dexa a bronca passar.

    Obrigada pelo carinho. Eu estou por aqui porque adoro mesmo.
    Eu gosto da blogosfera por essa troca.
    É o que me dá ânimo pra continuar com o blog, todo esse compartilhamento.

    xoxo

    http://rascunhosehistorias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Também já tive essa experiência de postar todos os dias e a minha impressão foi parecida com a sua. E que bom que isso te deu uma visão geral do que os leitores buscam aqui no blog. Agora é importante equilibrar o que o publico quer e o que você gosta de escrever. Achei bem legal Danoninha!!! <3

    ResponderExcluir