A louca da papelaria: caderninhos para 2017

Eu sou aquela pessoa que alguém precisa segurar em dois lugares em especial: a livraria e a papelaria. ADORO comprar todo tipo de tralha de papelaria! Caderninhos, então... Tenho um ESTOQUE deles aqui em casa e mesmo assim, parece que nunca é suficiente. Resolvi aproveitar o primeiro post do ano que no Psicose (tô de volta, Brasil) para mostrar quais são os caderninhos que estão me assessorando em 2017!

Tá preparado? Eu já avisei no título que eu sou a louca da papelaria. Então tá bem. Não diga que eu não avisei.


Estou na dúvida se você está rindo ou horrorizado. Talvez os dois? Mas eu juro que todos esses caderninhos tem MEGA utilidade e é isso que eu vou explicar aqui nessa postagem. De repente você gosta tanto que começa a utilizá-los também! (Não todos, né... Ou sei lá, vai que?)

O primeiro a ser apresentado é esse bonitão aí do lado: meu BLOG PLANNER para 2017! Esse eu tenho o maior orgulho de dizer que montei TUDO sozinha, de acordo com minhas necessidades e com o que eu considerava crucial para o novo ano. Rodei a internet TODA atrás de inspirações e tem um modelo MAIS LINDO QUE O OUTRO. Muitos blogs disponibilizam gratuitamente modelos para impressão e alguns sites já vendem prontos. Eu resolvi montar o meu porque achei que era melhor ter algo 100% personalizável. Fechei ele com uma borboleta (é assim que se chama isso?), para que fosse sempre possível adicionar ou retirar folhas, conforme necessidade.





Eu separei o conteúdo em várias categorias, que me ajudam a manter tudo sobre controle. Em 2017 assumi muitas responsabilidades e estou encarando um ano que deve ser 100% dedicado à minha carreira de escritora. Senti muita necessidade de deixar tudo bem direitinho, para que eu me mantivesse sempre produtiva e não perdesse meu norte. As divisórias são essas: parceiros, stats, divulgação, vendas e eventos, ideias, calendário e finanças.

Na primeira, como eu já disse, anoto algumas ideias relevantes para as parcerias que fechei com blogs no início desse ano. Foi lá que eu anotei todo o esqueleto do que eu queria para a parceria antes de disparar o e-mail para os selecionados. Na segunda, eu monitoro os números de todas as minhas redes sociais, as leituras nos meus posts por aqui, na Woo Magazine e na Publiquei Revista, onde eu colaboro. Na aba de divulgação eu anoto estratégias de divulgação para cada rede social onde estou, com posts programados para cada dia da semana. Em vendas e eventos, como a divisória já diz, anoto todo livro que vendi, por qual valor e em que data. Tanto físico quanto ebook. Assim posso ter um controle melhor do dinheiro que entrar. Também anoto os eventos que fui convidada, os eventos que estou organizando e eventos futuros, que tenho vontade de participar e/ou organizar. Na aba de ideias anoto os temas dos meus posts para os blogs e sites que colaboro e minhas ideias para vídeos no Youtube. A aba de calendário tem um calendário impresso para cada mês no ano, onde consigo acompanhar quais são as postagens que tenho que fazer diariamente, como é minha divulgação programada para aquele dia, como serão meus eventos... Enfim, é um resumo de tudo, em um grande calendário onde só de olhar eu já consigo entender mais ou menos tudo que tem programado no mês. Por fim, em finanças, anoto todos os meus gastos relacionados à literatura. Como, por exemplo, o envio de brindes para blogs parceiros.

O bebezão que eu mais amo e mais carrego comigo o tempo todo é esse aí do lado. Ele é meu DAILY PLANNER, mas tá mais para um life planner mesmo. Nele eu anoto praticamente TUDO da minha vida e se um dia perder, vou ficar mega triste!! Ano passado (2016) eu comecei a usar um planner, mas era um caderno brochura normal. Nesse ano quis usar um em formato de fichário porque eu achei que era mais fácil. No outro eu tinha um pouco de dificuldade de achar algumas folhas, que ficavam perdidas no passado. Meu planner também é totalmente personalizado. Eu comprei folhas em branco no formato que eu queria no site da redfax, ainda que o fichário do meu planner seja, na verdade, da maiofax. Vou mostrar algumas fotinhas dele por dentro aí embaixo, mas ele tem um espaço para guardar meus post its e adesivos (não sei viver sem), papeis e cartões de visita. Eu fiz uma parte antes dos meses em si, onde coloquei uma divisória para minhas listas, uma para ideias de projetos literários e outra para finanças. Além disso, também tem a "frase de abertura" para me motivar diariamente, o calendário anual e uma página com datas importantes para o futuro. Fiz uma divisória personalizada para cada mês, com quotes de livros que amo. A de Janeiro é do livro Um Dia, do David Nicholls.







Vamos em frente que ainda tem muito caderninho para mostrar, rs.

Esse pequetito é meu caderninho de ideias! Eu carrego ele para todo lado e escrevo nele sempre que tenho alguma ideia para algum livro ou quando estou na rua, mas quero adiantar os capítulos de algum livro que estou escrevendo ou até mesmo um conto. Ele foi um presente da minha amiga (também escritora), Aimee Oliveira. Ela tinha um caderninho igual a esse, onde também escrevia. Só que ela já acabou o dela! O meu ainda tá mais ou menos no meio, como vocês conseguem ver aí nas fotos lá embaixo. Parece loucura, mas eu seguro as páginas que eu já usei (e não vou precisar voltar nelas) com um clips. Assim fica mais fácil me focar e tem menos chance de algum curioso ler algo do meu passado. Nas fotos abaixo você consegue ver bem isso. Na da esquerda, estou mostrando os clips que seguram o que já passou e na direita, mostrando um conto que estava escrevendo outro dia no metrô e que em breve, se Deus permitir, estará disponível para vocês na Amazon :)

Esse caderninho é um must e assim que esse acabar, já vou substitituí-lo. Aqui em casa já tenho uns 3 possíveis sucessores, mas eu dei de Natal para Aimee um caderno pequenino desse gênero e comprei um igualzinho para mim. Ou seja, voltamos a ser gêmeas de caderno. Ela jájá vai começar o dela... Já o meu... Bora escrever, né, galera???


Eu normalmente sou a maníaca das agendas e costumo sempre ganhar uma de Natal. Esse ano avisei todo mundo que eu não precisava de uma, porque já tinha planejado todo meu Planner. Todavia, essa semana, minha mãe me surpreendeu com uma agenda MEGA FOFA. E não é que ela era TUDO que eu precisava??




Ela é uma gracinha total. Por dentro ela também é toda decoradinha de coração e tem um marcador de plástico que ajuda a saber onde estamos no ano (é só você deslocá-lo e encaixá-lo pela agenda). Ela é mega minimalista e simples por dentro, DO JEITO QUE EU GOSTO (ou eu me perco totalmente olhando os desenhos). Eu encontrei utilidade para ela NO ATO. No momento ela está me ajudando a organizar minha carreira literária, destrinchando muito dos planos que estão no meu blog planner. Por exemplo, nela anotei o aniversário de todos os meus parceiros, para que não perca o prazo de enviar presentinhos para nenhum deles. Também anoto sobre o que eu vou falar no meu vídeo semanal para o Youtube, com os pontos abertos. Faço o planejamento do vídeo mesmo, sabe? É tipo o que está na foto ao lado. Esse é o planejamento do meu vídeo que sai agora, domingo, dia 08/01. Nele vou dar 10 dicas para ser bem sucedido no Wattpad e anotei todas aí na agendinha, para não perder o fio da meada na hora de gravá-lo. Deu super certo!



Tá acabando, eu juro! Quer dizer, mais ou menos...

 Eu comprei esse caderninho mega lindo pensando em escrever uma maravilhosa história de amor na Itália. A história de amor na Itália eu ainda estou com vontade de escrever, mas verdade seja dita: eu não tenho paciência para escrever um livro inteiro em um caderno e depois passá-lo para o computador. Já foi tempo!

Óbvio que eu arrumei outra utilidade para esse bebê: ele é meu caderno de anotações dos cursos literários que eu faço e também contém um monte de informações sobre meu trabalho voluntário como embaixadora do Wattpad. Também gosto de anotar pontos importantes de livros sobre escrita que estudo. Enfim, ele é meio que um caderno de brainstorming de conteúdo literário...


 Essa é a minha mais nova aquisição! Comprei essa semana quando me dei conta de que precisava de um novo caderninho. Eu poderia ter usado uns do que eu tenho de estoque aqui em casa, mas eu queria que ele fosse de espiral e não tinha nenhum aqui em casa assim. Sou muito fã de caderno brochura, tipo moleskinezinho. 

Enfim, esse caderno eu pretendo usar para estudar sobre literatura, marketing digital e anotar as informações sobre meus freelas, que estou fazendo de casa para levantar um dinheirinho. Inclusive se precisar de alguém para escrever uns textos, fazer umas revisões, escrever um ebook, traduzir uns textos para inglês ou italiano... Estamos aí :)







Chegamos no último caderno, ebaaaaaaaa! Eu vou começar meu mestrado em filosofia (apesar de não ser formada em filosofia, mas sim em direito e relações internacionais) em março desse ano. É claro que já comprei o caderno! Até porque eu já estou usando-o para anotar algumas coisas sobre os textos que eu estou lendo antes do mestrado começar (recomendações do meu professor-orientador). Ele é mega lindo, fiquei apaixonada quando o vi na papelaria. Já estou motivada para estudar muito, porque ele é tão lindo que me faz querer ser uma aluna número 1.



PRONTO, GENTE! Chegamos no final. Eu avisei que eu era a louca da papelaria! Pelo menos agora vocês já podem se inspirar nos meus cadernos e nas minhas ideias para organizar seus cadernos e suas vidas também :)

17 comentários:

  1. Olha vou ser sincera com você, se me deixar em uma papelaria com dinheiro eu volto de lá sem nada no bolso e várias sacolas porque sou do tipo rata de papelaria sabe? Amo post its, agendas, cadernos, mesmo não estudando mais eu sempre compro pelo menos um caderno por ano! E aqui tem cada um mais lindo que o outro. Fiquei apaixonada! Esse da Torre de Pisa está sensacional ♥
    Aproveitando pra seguir seu blog como Camila Mondaini e sempre que der virei aqui mais vezes visitar. Seu blog é lindo demais ♥

    https://leiturize-se.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    É normal a gente ter uma loucurinhas por algumas coisas, eu sou a doida do post-it. Eu não consigo estudar sem post-it hahahahaha
    Eu adorei seus cadernos e estou doida por um planner..
    http://quetal-carol.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Nina, tudo bem?

    Também sou a louca da papelaria e mesmo não tendo nenhuma matéria para pagar no mestrado, fui na papelaria essa semana e fiz a festa. Amo moleskine, comprei alguns e foram minhas melhores aquisições. Sempre procuro esses caderninho feito fichário, mas nunca consigo achar por aqui, amei esse seu *-*
    Quanto ao seu planner, ficou divo. Eu amei tudo que você fez, eu comprei um e está para chegar, espero gostar da experiência, pois será o meu primeiro planner!

    Beijos,

    Gnoma Leitora

    ResponderExcluir
  4. Adorei o título do post! <3 Lindos demais os caderninhos e que bacana fazer seu próprio planner queria ser organizada assim! <3 Um dia eu consigo rsrsrsrsrs

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  5. Essa época é tudo de bom, bom final de semana, obrigado pela visita.
    Blog:https://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/
    Canal:https://www.youtube.com/watch?v=DmO8csZDARM

    ResponderExcluir
  6. Oi, Nina!
    Também sou a louca da papelaria. Fiquei babando nos seus artigos, mas não sou uma pessoa muito organizada pra agenda. Agora falou em canetas coloridas e é comigo mesmo hahhahah
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe da promoção de três anos de Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  7. Oi, Nina.
    Eu também sou a louca da papelaria, não posso ver uma agenda que já quero pra chamar de minha rs.
    Beijo

    Te Conto Poesia ♥

    ResponderExcluir
  8. Amor, a gente ta muito junto nessa loucura de papelaria. Tu não tem nem noção de quem sou eu quando eu vou na papelaria e vejo post-it... EU NÃO SOU NINGUÉM!! #KeroKeroKeroKeroKero

    Quase Que Eu Caio

    ResponderExcluir
  9. Eu sou aquela louca por papelaria também kkkkk se vejo um caderninho novo já quero comprar! Acredita que tentei montar meu blog planner sozinha e descobri que não tenho muito talento, aí imprimi um e encadernei haha!

    Bjinhos,
    ❥ AmigaDelicada.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi Nina, tudo bem?
    Nossa, quanta organização! Fiquei até com vergonha da minha bagunça hahaha!
    Adoro papelaria e acho liiindo, mas não consigo usar. Não tenho o hábito de escrever no papel, sabe? Acabo criando planilhas no Drive HAHAHA!
    Feliz 2017 pra você! Que seja um ano repleto de alegrias e conquistas! <3
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  11. Ahhh essas coisas não me pegam muito não , mas eu acho fofo e acho lindinho que curte e tem. Adorei a suas escolhas, que capricho!
    Feliz 2017 pra te sucesso!
    Beijos

    http://www.cherryacessorioseafins.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oii Clara!

    Nossa, acho que vc deve ter uma estante só para guardar seus cadernos né? haha
    Mas eu também gosto desse tipo de coisa, tenho vários caderninhos e bloquinhos de anotações aqui em casa e às vezes nem sei para que vou usá-los.. hehe

    Beeijos

    ResponderExcluir
  13. ME DÁ A MÃO QUE EU TE ENTENDO!
    Hahahahahahahahahaha
    Eu sou A LOUCA da papelaria e da livraria.
    Preciso sair com algo desses dois todos as vezes que visito, hahaha.
    Acho que é porque meu avô foi dono de papelaria...
    Enfiiiiiim, quanto caderninho amooooooor!
    Estou doida com um planner. Até ia fazer um para mim, mas acabei montando um bullet journal. E até agora estou amando. <3

    Beijooos

    www.casosacasoselivros.com
    www.livrosdateca.com

    ResponderExcluir
  14. Ahh, somos duas!!! sou a LOUUCA da papelaria também, gasto horrores com coisas fofinhas pro Home office hahah
    Adorei suas agendas! Pra esse ano comprei dois caderninhos fofos em uma viagem e estou elaborando meu planner já que os existentes pra comprar são terrivelmente caros! HAHA
    Beijoss
    Vida em Marte

    ResponderExcluir
  15. Menina, que cadernos lindos! Fiquei chocada com seu nível de organização e planejamento.
    Eu só uso dois ao mesmo tempo: uma agenda pra coisas pessoais e pro blog e um caderno pro escritório. Mais que isso vira zona! Hahaha
    O da Torre de Pisa está maravilhoso!
    Beijo

    ResponderExcluir
  16. Também amo caderninhos - tenho vários mas não uso pois tenho pena. Mas meu ponto fraco são canetas e borrachas divertidas - tipo aquelas com comida.

    Beijos
    http://aguardandoogatobranco.blogspot.com/

    ResponderExcluir