Dia da toalha: Meu jeito nerd de ser

Você saiu de casa hoje e viu algumas pessoas com toalhas no ombro? Ou viu fotos, por aí? Entenda melhor esse dia!


Mas antes, eu quero compartilhar com vocês o que esse dia significa para mim e para outras pessoas. 


Nina
Eu realmente não sei se posso me considerar nerd.  Sempre me questiono isso e estou chegando a conclusão que - felizmente - sim.


De todas as "tribos" que já conheci, essa foi um das mais acolhedoras. E acho incrível como todos compartilham de um sentimento de pertencimento. Hoje ser nerd é maneiro, mas por muito tempo eles eram vistos com pessoas "estranhas". Não que tenhamos deixados de ser, mas saber que existe um código entre a gente - como a toalha - e que tem muita gente como a gente, torna o nosso mundinho - pelo menos o meu - melhor! 

Black
Mas pra mim? Agora? Eu já não saberia dizer com muita certeza, originalmente o dia da toalha era uma coisa que pouca gent sabia, era algo voltado para o público nerd e eu acho que me dava uma sensação de identidade, mas hoje em dia ser nerd é pop (o que é bom, excelente, na verdade). Mas eu acho que eu não sinto mais uma retalhação por parte dos outros tão grande quanto a essa cultura, acho que por ser algo mais abrangentemente aceito, parte daquilo de "bater no peito pra dizer que é nerd" já não é algo louvável, porque ninguém vai te olhar com desdém por isso. Por isso, eu acho que originalmente era mais uma forma de se mostrar e ter orgulho disso, mas atualmente é mais uma comemoração mesmo, o que é legal, mas definitivamente houve essa mudança de sentido e objetivo no dia da toalha, pelo menos para mim.

Meu primeiro contato com a obra de Adams foi muito “por acaso” numa Bienal onde só tinham os 2 primeiros. As capas super chamaram minha atenção e quando li a sinopse apaixonei! 
E foi assim que virei “mochileiro” hahahah.



Edgar Lima
Meu primeiro contato com a cultura nerd começou bem cedo. Minha mãe é professora e sempre me incentivou a ler mas eu simplesmente não gostava dos clássicos brasileiros porque acabava não me identificando com a história e a forma como eles são escritos me confundia um pouco. Foi então que comecei a ler histórias em quadrinhos como x men e não parei mais. A literatura era mais voltada pra um público jovem e as estórias cheias de ação e isso me cativou rapidamente. 

Marowak
O que esse dia significa pra mim? Por mais que eu diga que eu não sou nerd de brincadeira. Esse dia é um dia feliz, primeiramente pq é um dia antes do meu aniversário e  também por ser um dia de boas lembranças, cheio de nostalgia, um dia onde você pode voltar no tempo até dias descompromissados e cheios de diversões e fugir um pouco do estresse do dia a dia. Como foi meu primeiro contato com ele? O meu primeiro contato foi depois que eu já tinha lido o guia do mochileiro das galáxias e descobri que existia o dia da toalha na Internet e que esse dia também era considerado o dia do orgulho nerd ou algo do tipo.

Álvaro Antônio
Bom... esse dia do orgulho nerd sempre me faz recordar do primeiro dia de contato com algo genero (livro, série, filmes...). Sempre goatei de livros classicos da literatura brasileira e achava uma "besteira" assunto de ficçao científica, fantastica ou algo do tipo kkk. Foi entao que em uma bela noite de sexta feira que conheci uma pessoa especial, (agora minha namorada kkk) que abriu um pouco dos meus olhos para "o mundo nerd". No início fiquei um pouco resistente, história de espaço, dragão, magia, não descia.... Foi entao que após um dia estressante minha namorada Caroline Gonçalves me chamou para assistir uma série chamada The Big Bang Theory (nein um pouco nerd kkk) E depois do 1°episódio simplesmente amei!!! Percebi que a vida não merece ser levada tanto a sério. Tudo já é tão sério, trabalho, estudo, compromissos.. E esse mundo nerd da a nós essa possibilidade de sonhar, de inventar algo que seja dentro de nosso mundo nerd!! Haha Bem... Acho que foi mais ou menos assim que meu orgulho nerd nasceu kkk Caroline a grande culpada disso tudo!! Te amoo sua nerd!! É mais ou menos igual aquele trecho da musica da clarice falcao: "De todos loucos do mundo eu quis você, porque a sua loucura se parece um pouco com a minha"!


Mais pessoas do que eu imaginava toparam participar desse, que agora, é um Hall dos Mochileiros - haha. Ainda estou no aguardo de mais depoimentos (Hyyyype) e se você quiser mandar o seu, com foto ou não, envie um email para ninanovaes@live.com ou deixe aqui nos comentários. O Disqus disponibiliza opção para você adicionar fotos e gif!  

____________________

Algumas curiosidades sobre esse dia:

1) O dia da toalha é uma homenagem dos fãs ao autor da série "O Guia dos Mochileiros das Galáxias", onde a toalha é apresentada como um dos objetos mais úteis para um mochileiro interestelar, além da toalha também ter um fator psicológico para não-mochileiros. Por isso, não estranhe pessoas saírem com toalhas no ombro por aí.

2) Em 1977 nesse mesmo dia aconteceu a première do primeiro filmes da série Stars Wars IV, por isso também é conhecido como o Dia do Orgulho Nerd. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário