"O acumulador de troféus" - resenha e entrevista com a autora

"O acumulador de troféus" é um romance-policial- nacional escrito pela Camila B. Monteira, autora também de outros contos que podem ser encontrados em seu site.

A história acontece no interior de Goiás e gira em torno de assassinatos misteriosos na até então pacata cidade. O suspense começa quando as filhas do grande proprietário de terras Leônidas, ou melhor, Lalau, encontra um cadáver no meio da fazenda. Depois disso uma série de acontecimentos prometem balançar a cidadezinha e o seu coração. Tenho certeza que você ficará tão curioso quanto eu - que roí, literalmente, todas as unhas - para saber o que de fato está acontecendo. 

No começo me senti um pouco perdida na questão espacial, primeiro achei que se tratava de uma propriedade enorme e isolada, mas depois isso mudou um pouco na minha visão como leitora. A história começa apresentando os personagens e o contexto da história. E um pouco antes da metade do livro o ritmo fica alucinante e você não consegue parar de ler. 

Além de dar um ritmo muito bom para o final da história, o tornando bem dinâmico e cheio de acontecimentos que não te deixam respirar, a autora tem uma capacidade muito boa de construir os personagens da história, que por sinal, não são poucos! Ela consegue manter uma linha coerente, mantendo a personalidade e aflições que cada um sente ao longo da trama.

Posso estar fazendo uma comparação boba, mas para mim o livro da Camila B. Monteiro me lembrou muito um filme do Hitchcock: começando numa cidade pacata com seus problemas habituais, no começo você nunca entende onde está o suspense naquilo. Mas quando você dá uma chance, em pouco tempo começa acontecer coisas estranhas e a história se torna totalmente eletrizante, para ter um final surpreendente e de dar calafrios. E a Camila B. Monteiro consegue fazer exatamente isso, ela surpreende o leitor com um final de tirar o folego. 

ENTREVISTA COM A AUTORA


  
1- Camila, eu te conheci na época em que ainda estava começando o blog Vida Complicada e acabamos perdendo o contato. Quando voltamos a nos falar você veio com essa novidade incrível! Eu gostaria de saber como sua paixão por blogar se transformou em um livro de quase 300 páginas? Da onde surgiu a ideia de escrever um livro? - É verdade, o blog me fez descobrir o quanto eu gostava de escrever. Entre um post e outro, eu senti vontade de criar uma crônica, depois vieram os contos que eram um pouco maiores e eu, com vergonha, não publicava no blog. Daí tive uma grande ideia e a amadureci por mais de um ano, eu sabia que era para um livro, mas não me sentia capaz. Quando finalmente decidi escrever a história, foi como se tudo que eu já tivesse lido um dia na vida aparecesse em minha mente e o rumo do romance mudou. O livro ficou mais cheio de suspense e drama e eu senti que era isso que eu gostava de escrever. Acho que é dessa forma que descobrimos nossa assinatura particular. É escrevendo o que nos dá prazer. 

2 - E falando em ideias, como fã de suas obras (acho que já li todos os seus contos). Gostaria de saber da onde você tira sua inspiração para escrever suas obras e se teve algum autor ou acontecimento que fez você construir a história do "O acumulador de troféus"? -  Eu gosto de histórias do cotidiano. Meus contos são todos assim. Fico observando as pessoas e pensando: - O que será que se passa na vida desse cara? Será que ele odeia o serviço dele? Será que está apaixonado? Daí vou criando possibilidades. Esse é sempre meu ponto inicial para criar personagens. Não conheço ninguém e nem nada parecido com o que acontece no meu primeiro livro O ACUMULADOR DE TROFÉUS. Os nomes são de pessoas reais e próximas de mim, mas as características - sejam elas físicas ou mentais - são todas fictícias. 

3 - Nós sabemos que a vida de escritor no Brasil não é fácil e sei da sua luta para conquistar o seu espaço nesse mercado. Mas mesmo assim publicar um livro significa uma vitória muito grande. Como você conseguiu realizar esse sonho? E quais as dificuldades que vem enfrentando? - Descobri que ser escritor no Brasil não é difícil e sim caro. Agora ser escritor famoso e viver disso é quase impossível (rs). Brincadeiras à parte, o mercado literário brasileiro dá mais atenção para escritores estrangeiros, pois vendem mais e por esse motivos, nós que ainda não somos conhecidos, precisamos pagar para publicar e esse é um investimento caríssimo com um retorno bem lento. Eu optei por lançar independente e gastei menos por isso, mas tenho a dificuldade de alcançar leitores novos a cada dia, que é o que faz um escritor crescer. Agora a vantagem é estar perto do leitor constantemente. Receber o retorno com opiniões e críticas. Eu venho crescendo muito com isso como escritora. 

4 - E para o futuro, o que os fãs da Camila B. Monteiro podem esperar? Já está trabalhando em algum projeto novo? - Já sim. Um deles está finalizado e é bem diferente do ACUMULADOR DE TROFÉUS. É na verdade um livro de fantasia que está concorrendo em um concurso - Infelizmente não posso falar dele antes do resultado. Mas posso falar do que estou trabalhando agora que é uma trilogia chamada APARIÇÕES. É ainda um suspense policial, mas com elementos sobrenaturais. Está sendo bem divertido escrever e espero que até o fim do ano eu consiga publicar algo! 

5- Para fechar nossa conversa, Camila B. Monteiro por Camila B. Monteiro? hahaha BRINCADEIRA. Como as pessoas podem entrar em contato com você e adquirir "O acumulador de troféus" e outras obras suas? Se quiser deixe uma mensagem para seus futuros e atuais fãs. - Meu livro e meus contos estão à venda no site (www.camilabmonteiro.com). Às vezes disponibilizo algum material gratuito por lá também e várias promoções! Meu recado é sempre o mesmo: LEIA MUITO. Seja lá o que a pessoa almeja na vida, ler livros diversos só fará bem para o crescimento intelectual e se o desejo é ser escritor, leia mais ainda e seja perseverante. Arrume amigos como a Nina aqui que possa ler tudo que você tem escreve e te mantenha no foco quando o desânimo aparece!

4 comentários:

  1. Obrigada pelo espaço! Adorei a resenha! ♥
    Serio, vc arrasou aqui! Hehehehe

    ResponderExcluir
  2. Fiquei curiosa a respeito desse livro! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Passa lá no site (www.camilabmonteiro.com) Tem conto FREE e daí você pode me conhecer melhor :D

      Excluir
  3. Muito legal sua resenha, Nina. Já li o livro e gostei muito. Agora vou torcer pra Camila ganhar o concurso literário. Beijos!

    ResponderExcluir