O que é Lo-fi? Você também vai se apaixonar!

Eu conheci o gênero musical (Tcham-ram! Já dei uma dica do que se trata) através do Black. Nós ouvimos enquanto jogávamos Inside - não que combinem muito com o jogo -, mas a batida das músicas davam uma sensação de tranquilidade. Alguns dias depois, eu resolvi ouvir uma rádio no YouTube enquanto estudava, não é que foi uma experiência maravilhosa.



Lo-fi, segundo o Wikipédia, é estilo de produção musical que usa técnica de gravação low fidelity, que basicamente é a reprodução de áudio feita por um aparelho de som de baixa qualidade, o que gera distorção e ruído do ambiente. O termo surgiu a partir de um DJ que usava gravações caseiras no década 1980 sob o nome Lo-fi. Atualmente, esse estilo é mais conhecido pelo Lo-fi Hip Hop - que é basicamente o antônimo do Hip Hop - com notas simples e sons pouco agressivos. 

No meu caso, esse estilo musical tem me ajudado bastante a relaxar e focar enquanto estou trabalhando ou estudando. Apesar dos ruídos e distorções, as rádios (canais no YouTube que fazendo transmissão ao vivo) que eu tenho acostumado a ouvir, trazem músicas que balanceiam entre o suave e o batidas mais animadas. O que dá a sensação de relaxamento, mas também não dá sono. Claro, isso é uma percepção minha. 

Outra coisa muito legal, agora falando dessas rádios, é que algumas colocam imagens de animes com personagens que estão estudando ou fazendo alguma tarefa repetitiva. Seria estranho se eu falasse que essa interação é motivadora? As vezes eu estou sozinha estudando e olho para tela e vejo o personagem ali também na mesma "batalha" que eu. Dá uma estranha sensação de conforto de ter um alguém, mesmo que virtualmente, ali com você.

Vou deixar aqui o link das rádios que mais costumo ouvir. Espero que você possa experimentar e depois vem me contar se o Lo-fi funcionou ou não para você e em que sentido.






Um comentário:

  1. Caio já tinha conhecido e comentado sobre o Lo-fi há um tempinho atrás, mas eu nunca tinha ouvido falar dessas rádios... só de playlists no spotify. Vou tentar aqui enquanto estudo de depois digo o que achei :)

    ResponderExcluir