Resenha: O Livro das Princesas l Desafio de Releituras

Dando prosseguimento ao nosso desafio de releituras da Meg Cabot, hoje trago um livro que não é escrito apenas por ela, mas sim conta com mais três colaboradoras. O grande diferencial é que são duas autoras internacionais e duas nacionais! Lembro que quando esse livro lançou fiquei super animada porque era uma a primeira vez que eu via os mundos tão intercambiados assim. É claro que comprei logo, né? Fã da Meg Cabot que sou...


O livro de hoje é 'O Livro das Princesas', um romance lindíssimo que vai agradar todo mundo que adora contos de fada e histórias doces. O livro conta com quatro contos, trazendo releituras de quadro princesas. São elas Cinderela, Rapunzel, Bela Adormecida e - a minha princesa favorita e escrito por minha autora favorita, a própria Meg Cabot - a Bela, da Bela e a Fera.

O primeiro conto do livro é justamente o escrito por Meg Cabot, que relê a Bela e a Fera. O conto se chama A Modelo e o Monstro. Ou seja, só pelo título já dá para sacar que a Bela em questão é uma modelo famosa. Ela vai em um cruzeiro com a família, onde acaba se envolvendo com um cara cheio dos segredos depois que ele a salva de um ataque. A história não é a minha favorita dela, assim como o conto dela em "Formaturas Infernais" (que já falei aqui no blog). Tenho a mesma impressão nesse conto que eu tenho no outro: Meg deu uma corrida com os acontecimentos, criando uma história um pouco rasa. Eu continuo gostando do conto, mas queria muito mais.Muito mais mesmo!

Já o segundo conto se chama Princesa Pop e é escrito pela Paula Pimenta. Vocês provavelmente já conhecem essa história, já que ela se alongou e virou livro - chamado Cinderela Pop e publicado pela Galera Record. Já pelo título do livro sabemos que o conto é uma releitura da Cinderela, que nessa versão modernosa é uma DJ cheia de reviravoltas. A história é muito bem escrita e parece muito mesmo com a versão original, mesmo com as adaptações. Não foi meu primeiro contato com a escrita da Paula, visto que eu leio Fazendo Meu Filme desde sua primeira edição, diferentona dessas que conhecemos, rs. Mas acho que gosto mais desse conto do que da própria série de livros, rs.

O terceiro conto é escrito por Lauren Kate e se chama Eclipse do Unicórnio. Bem, esse é o conto que eu menos gosto da história. Lauren Kate é a autora de Fallen, caso alguém esteja se questionando. Sua história era para ser uma releitura da Bela Adormecida, mas eu achei bem confusa. Ainda que consigamos ver claramente os acontecimentos da história, ela parece bastante esquisita. Até unicórnio tem na história, não é mesmo? 

Por fim, a Patrícia Barbosa (autora nacional da série As Mais) escreveu uma releitura da Rapunzel chamada Do Alto da Torre. Eu gostei bastante da história, mas ela é muito diferente daquela que foi popularizada pela Disney (em especial com Enrolados). Mesmo assim, foi muito divertido ler o conto e fiquei bastante envolvida com a personagem! Acho que ela representou lindamente nossa literatura e fiquei muito feliz. Gosto muito da Patrícia e desejo muito sucesso!

Então é isso: esse não foi o melhor conto da Meg Cabot, mas o livro como um todo vale bastante! Especialmente para quem, como eu, ama contos de fada e histórias de romance!


Mais sobre o livro

Autora: Meg Cabot, Paula Pimenta, Lauren Kate, Patrícia Barbosa
Ano: 2013
Editora: Galera Record 
Páginas: 288
Compre agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário