Livros sobre a arte de escrever

Quando eu comecei a escrever não fazia a menor ideia de que existiam livros que falavam sobre escrita. Tanto livros TEÓRICOS, quanto livros que falavam sobre o ofício mesmo e suas dificuldades. Eu lembro até hoje quando achei o primeiro. Eu precisava fazer hora no shopping e fui fazer hora dentro da livraria, é claro. Passeando pelas prateleiras, acabei achando um livro que se chamava 'Escrevendo com a Alma' e achei o título interessante. Foi amor à primeira folheada. Saí de lá com o livro embaixo do braço, uns 30 reais mais pobre e com a certeza de que tinha feito uma descoberta incrível: livros sobre escrita!

Os anos foram passando e minha coleção de livros do gênero foi aumentando. Hoje já sou a feliz possuidora de pelo menos quinze e tenho uma lista de livros que ainda quero comprar (na espera constante de promoções). Ainda não li todos, mas tenho alguns grandes xodós que sempre recorro quando a situação está difícil, quando preciso renovar minha confiança no meu talento ou quando preciso me lembrar de alguma coisa específica.



Eu acho que é importante comentar aqui que pode ser que nem todo livro de escrita sirva para você e que, longe de te tendenciar a agir e escrever de forma x ou y, os livros do gênero devem ser apenas um norteador. Eu acho que se a gente for muito rígido com relação as técnicas, acabamos perdendo muito do nosso naturalismo e da nossa marca registrada como escritores. Isso não quer dizer que a gente não deva ler ou estudar sobre o tema. É claro que temos! O que eu quero dizer é que nós não podemos ficar rígidos e apavorados se fugirmos do padrão proposto por alguns livros. Nossa escrita precisa ouvir, acima de tudo, nosso próprio coração.

Por exemplo, se Stephen King (ele tem um livro de dicas para escritores chamado Sobre a Escrita) acha que você não deve usar advérbios, mas você adora, não se puna. Analise o que os mestres tem a dizer, porque eles não são mestres à toa! Mas se você acha que aquela dica em específico não se encaixa com você ou com seu tipo de literatura, sinta-se livre para não segui-la à ferro e fogo. Não existe receita de bolo para fazer livro. Quer dizer, até existe, rs. O livro "Jornada do Escritor" fala um pouco disso, com base na Jornada do Herói - mas só porque existe não quer dizer que o ideal seja seguir exatamente como diz receita. Os meus melhores bolos são aqueles que eu me permito fugir um pouco do que diz os manuais... 

No vídeo que vai sair esse domingo no meu canal vou falar sobre 5 livros que eu gosto muito e que são ótimos para quem gosta de escrever. Se inscreve lá! E já fique aqui com um spoiler: os links de venda dos livros que vou falar por lá:

Compre "Escrevendo com a alma": https://amzn.to/2HznoQg
Compre "Palavra por Palavra": https://amzn.to/2JKF77X
Compre "Escrever para não enlouquecer": https://amzn.to/2JJ5fAc
Compre "Faça Boa Arte": https://amzn.to/2JHSVjA
Compre "Vidas Muito Boas": https://amzn.to/2JHTx8S

Um comentário:

  1. esse do bukowski eu já peguei na mao, realmente esse temática é mt interessante! gostei bastante dessas suas indicações e fiquei com vontade de ler alguns

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir