No dia 27 de março pela manhã aconteceu no Rio de Janeiro um encontro para blogueiros e livreiros, oferecido pela Editora Leya. O objetivo do evento era apresentar um novo lançamento, muito propício para época da Páscoa: o novo livro do jornalista e escritor Rodrigo Alvarez, já conhecido pelos seus livros de história religiosa, que dessa vez escreveu sobre a história do "homem mais amado da história": Jesus Cristo.
Antes de tudo, vale ressaltar que este livro de Alvarez, assim como todos os outros antes dele, não é um livro RELIGIOSO. É um livro sobre figuras religiosas, mas baseado única e exclusivamente em fatos. O escritor morou mais de sete anos em Israel, onde levantou histórias, documentos e fez uma ótima apuração de fatos, que agora nos apresenta em forma de livro.

Antes de Rodrigo começar a falar, sua editora fez um panorama de como ele chegou ali. Os últimos livros dele são publicados pela editora Globo (Aparecida, Milagres, Maria e Humano Demais). Ela comentou que nós éramos o primeiro grupo a ter contato com o livro e com a presença de Rodrigo, que estava começando ali o tour que vai fazer pelo Brasil.
Rodrigo, então, começou dizendo que não existe uma linha de ficção no livro e que tudo foi, conforme já dito, baseado em textos reais. O livro começa da mesma forma que os Evangelhos: no encontro de Jesus Cristo com João Batista, um dos profetas mais famosos e mais importantes do período anterior ao de Cristo e termina com a crucificação de Cristo.
O propósito do livro é apresentar o grande homem que Jesus foi, independente de religião. Jesus começou a valorizar as mulheres, os pobres e os doentes. Jesus foi um grande humanista e é a figura humana mais importante de todos os tempos, e é nisso que o livro quer focar. Seu livro não desafia a fé, ao mesmo tempo que não é um livro religioso. Jesus foi o primeiro a falar que o amor era mais importante do que tudo e que todo o resto.
O livro ainda aborda temas mais polêmicos, como o possível relacionamento amoroso entre Jesus e Maria Madalena. Mas faz isso de forma respeitosa e investigativa, apenas apresentando os elementos que existem que reforçam uma verdade ou outra. É difícil saber a verdade verdadeira, se é que existe uma. A vontade de Rodrigo com o livro foi, unicamente, fazer uma análise história de Jesus e entender porquê ele teve (e tem) tanta relevância. Afinal, ele até mesmo dividiu o tempo (em Antes de Cristo e Depois de Cristo). Com a análise de novos dados e novas informações, a figura de Jesus fica ainda mais interessante e rica. É claro que provavelmente ainda haverão muitos achados no futuro e essa pesquisa não acaba por aqui.
De certa maneira, a obra também é uma crítica aos tempos atuais, para aqueles que estiverem mais atentos. Assim como hoje, na época de Jesus a sociedade estava imersa em corrupção, em maus hábitos e em violência. Ele surgiu para lembrá-los do que realmente importa: o amor. Hoje, Jesus talvez se incomodasse muito com o que foi feito nesses últimos 2000 anos em seu nome, pois a sua mensagem se perdeu com tantas disputas de poder e brigas religiosas. Mais uma vez, vivemos em um mundo bárbaro.
Rodrigo já prometeu um segundo livro, que vai começar do ponto que este primeiro acaba. Esse acaba na morte, o próximo vai começar com a Ressurreição. Ao questionado sobre a dificuldade de escrever sobre algo que não é muito factual, mas sim extremamente espiritual (afinal, alguém voltar dos mortos é algo inconcebível pela ciência), Alvarez comentou que é aí que mora o desafio e que ele está ansioso para apurar as diversas formas de contar essa história. Com certeza nós também já estamos ansiosos pelo livro.
Ressalta-se ainda que o livro tem um projeto gráfico maravilhoso e muito atraente. Ele é cheio de imagens da época que Rodrigo morou em Israel, impressas em papel brilhante, coloridas e em altíssima qualidade. Além disso, junto de cada capítulo tem alguma foto de documentos ou imagens que ajudaram a baseá-lo e fizeram parte das pesquisas. Nos sentimos pesquisando junto com ele, o que é fabuloso.
No final da palestra e das perguntas, a editora permitiu que cada um de nós fosse ter o livro autografado, o que é um diferencial dos outros encontros que já estive presente e eu adorei. Rodrigo foi muito solícito e simpático e, apesar do pouco tempo disponível, fez questão de assinar nominalmente e tirar fotos com todos.
O livro já está a venda nas melhores livrarias e com certeza será um fenômeno de vendas entre os cristãos e os não-cristãos também. Um livro para quem é curioso e quer saber mais da história do homem que mudou a humanidade. Por aqui já estamos lendo e, caso você queira ver uma resenha dele, não esqueça de deixar seu comentário aqui embaixo!
Título original: Jesus, o homem mais amado da História - a vida daquele que ensinou a humanidade a amar e dividiu a história em antes e depois.
Autor: Rodrigo AlvarezAno: 2018
Editora: Leya
Páginas: 368
Conheça os outros livros de Rodrigo!
Aparecida: https://amzn.to/2H0R20x
Maria: https://amzn.to/2pV1f7g
Humano Demais: https://amzn.to/2GqWJbj
Milagres: https://amzn.to/2pU8QTM
Nenhum comentário:
Postar um comentário