5 dicas para revisar seu livro

Muita gente nem sonha que a parte mais difícil de criar um livro começa depois que terminamos de escrevê-lo. O processo de revisão do livro pode ser extremamente exaustivo e desafiador. Muitas vezes quando cheguei nessa parte questionei até o que eu estava fazendo da vida e se eu realmente queria ser escritora, rs.

Um desespero chamado revisão de texto.
A resposta foi sim, mas isso não muda a dificuldade de criar um bom sistema de revisão, que não me dê vontade de me enrolar em posição fetal e não me faça achar que eu sou a pior escritora do mundo. O primeiro entendimento necessário, antes de eu dar cinco dicas é exatamente que você não é o pior escritor do mundo e que todo escritor, por melhor e mais profissional que seja, erra e precisa corrigir seus erros na revisão. Nem sempre são erros simples, de digitação ou algum lapso gramatical. Às vezes ficam pontas soltas, um buracão na história... pegue um café e mãos à obra!


1) Deixe o texto esfriar

Se você acabou de acabar o livro, salve ele em diversas mídias (afinal, a gente nunca sabe quando o computador vai dar um pau muito louco) e deixe ele lá. Se possível, deixe ele esfriar entre 2 semanas e um mês. Se não for possível, pelo menos, uma semana. Isso porque, quando estamos o texto muito quente e muito presente na sua cabeça, tendemos a ter um olho menos crítico e menos atento. Não é por mal, é só que já estamos acostumados com o texto. Depois de um tempo sem vê-lo, é mais fácil apontar os problemas e menos dolorido também.

2) Não revise direto

Essa dica você vai precisar testar e descobrir o que é melhor para você. Ainda que nada substitua a REVISÃO-DE-FINAL-DE-LIVRO, nada te impede de fazer pequenas revisões pelo caminho. Porém, minha dica aqui é: sossega um pouquinho e não faz isso o tempo todo, pelo amor de Deus. Se você ficar muito focado no que já escreveu, não vai continuar escrevendo. A verdade é que sempre haverá algo para ser revisado. Isso é um ciclo vicioso da destruição que vai te impedir de terminar seu livro. Acredite em mim, eu já estive nesse local perigoso. Sendo assim, resista à tentação de reler tudo que você escreveu e revisar, o tempo inteiro. Siga em frente. Às vezes tudo que a gente precisa fazer é seguir em frente.

3) Procure por erros específicos

Quando você já revisou bastante seus textos, vai perceber que alguns erros são mais recorrentes, rs! Ou uma palavra que você sempre digita errado, ou o nome de um personagem que você simplesmente mudou no meio (hahaha, sério, isso acontece) e uma repetição constante de alguma frase, palavra ou gênero de palavra em especial. Comece a procurar especificamente por esses erros, antes de começar a revisão como um todo. Depois que eles já tiverem corrigidos, comece a reler tudo. Eu faço isso por dois motivos: 1) ter que parar para corrigir esses erros o tempo todo me impede de conseguir fazê-lo fluir e 2) eles normalmente são tantos que é mais fácil limpar tudo de uma vez só, hahaha!

4) Descubra o tipo de revisão final que melhor funciona para você

Existem dois tipos de pessoas no mundo: aquelas que dividem a revisão final em diversos dias, um pouquinho por dia, e eu. Eu, no caso, sou a pessoa que escolhe um ou dois dias (um final de semana ou um feriado, por exemplo), sento a bunda na cadeira e só levanta quando a revisão estiver completamente acabada. Eu saio derrotada, querendo a cama por 5 milênios, mas pelo menos acabou, entende? Você pode testar as duas modalidades e ver qual é que melhor se adapta a sua vida e a sua rotina. Para qualquer uma das duas, escolha uma cadeira confortável e faça café, rs.

5) Contrate um profissional

Nenhuma revisão feita pelo autor, por mais eficiente e maravilhosa que ela seja, substituí a feita por um profissional da área. Sinceramente. Isso é MUITO IMPORTANTE, especialmente se seu objetivo com a revisão for publicar o livro ou enviá-lo para apreciação de editoras. Contrate um profissional depois de ter terminado a sua revisão e tenha certeza de que seu livro é o melhor que poderia ser. Existem dois tipos de revisão na área: a técnica, que vê erros gramaticas, ortográficos, de coesão, etc. E a que o mercado chama de "coaching", que ainda que também corrija erros técnicos, está bastante atenta para erros de coesão, buracos de trama e em transformar o livro na melhor versão e mais adequada para o mercado editorial nacional. Procure um lugar de confiança para contratar, pois revisão é coisa séria!

Espero que eu tenha iluminado um pouco seu caminho nesse processo exaustivo que é a revisão! Recomendo a leitura do livro Sob a Escrita, do Stephen King. Ele fala sobre o próprio processo de revisão dele (ele também deixa o texto esfriar, mas é por meses) e dá várias outras dicas muito interessantes sobre o assunto! Como funciona a revisão para vocês?

Beijos,
Clara! <3

5 comentários:

  1. olha, vou trazer pra minha realidade cotidiana, essas dicas servem perfeitamente pros relatorios que preciso entregar no trabalho tbm!

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  2. Nossa que post mais incrível! Sério! <3 Sou louca pra escrever um livro, na verdade até já comecei mas parei no meio hahaha! Só que salvei o post nos meus favoritos pra ver depois, quando chegar a hora (:


    Beijo,
    www.vitaminatrendy.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Auanaaa! Mocassins e All Stars chegou aí para você? Espero que sim <3
      Ansiosa para saber o que você vai achar!

      Excluir
  3. Oi Nina! Eu não tenho livro pra revisar, mas faço exatamente isso com os textos do blog ou ao menos tento, exceto a parte de contratar um profissional hehehehehheehe Adorei as dicas <3

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  4. Oi, Clara.
    Amei suas dicas e realmente são bem valiosas.
    Quando fui revisar meu livro percebi que cometia o mesmo erro várias vezes, mas no final é extremamente essencial um profissional.
    Beijo

    Te Conto Poesia ♥

    ResponderExcluir