Resenha: "Em nossa próxima vida"de Lauren James

Em setembro, eu recebi uma cortesia da editora Harper Collins Brasil, o livro Em Nossa Próxima Vida, romance de estreia da autora inglesa Lauren James. Ando impressionada, o quanto o fato de eu sair da minha zona de conforto (ler apenas autores conhecidos) tem trazido boas experiências.


Em primeiro lugar, eu quero falar sobre o autora. Ela é daquelas super fofas! Eu já estou seguindo ela no Instagram e no Twitter. E pelo que eu entendi, ela escreveu esse livro aos 18 anos. Agora com 22 anos, ela já é graduada em Física e Química. Fica bem evidente durante a leitura a influência da sua paixão por ciência na história. E não só isso, ela parece gostar bastante de História (com H maiúsculo). Ela se utiliza de várias referência bibliográficas para contextualizar a sua história que viaja por vários séculos.


Como sempre (desde algumas resenhas atrás), eu estou fazendo resenhas duplas. Você pode conferir essas resenha também em vídeo. Eu tentei explicar um pouco do que se trata a história, mas ela muito confusa - de uma forma boa - e vou tentar explicar aqui de novo através de texto. 


Bem, na história você irá encontrar várias Katharines e Matthews em anos diferentes (1745, 1854, 2019 e 2039). E eles não apenas possuem o mesmo nome, como são praticamente as mesmas pessoas. Em algumas partes, eles até chegam a lembrar de vidas passadas. A questão é: por que eles viveram tantas vidas? Por que eles são monitorados em todas elas? Isso mesmo, aparentemente, uma organização monitora a vida deles com o objetivo deles cumprirem uma missão. Essa organização pode inclusive interferir na vida deles, mas como existem questões de "espaço-tempo" (ou algo do tipo), qualquer interferênc5ia deve ser feita com muito cuidado para não mudar o curso da história. 


O romance aos poucos se demonstra bastante complexo. Além na forma narrativa normal, a Lauren James usa de outros elementos, como cartas, troca de mensagens, mapas, e etc, para compor a história. Infelizmente, o livro não esclareceu todas as minhas dúvidas que surgiram ao longo da história, pelo menos não de forma satisfatória. Ele inclusive dá a impressão de que ele terá uma continuação para explicar tudo, mas em 30 páginas um monte de coisa acontece, algumas coisas são esclarecidas, mas não tudo. Você fica meio: WHAT??!

Mas já acalmei o meu coração. A autora já publicou um conto, Another Together (que é independente da primeira história) e uma continuação, The Last Beginning. Nem preciso dizer que estou ansiosa para descobrir que raio de organização é essa e porque de tudo isso. 

Um comentário: