Resenha: Sou fã! E agora? de Frini Georgakopoulos

Gostei muito de fazer a resenha dupla (texto + vídeo) com o The Cursed Child e estou repetindo a dose com esse lançamento da Editora Seguinte. "Sou fã! E agora?" é um manual interativo para quem é fã. Afinal, todo mundo é fã de alguma coisa, né? (Ou, você tem problemas).


Eu conheci a Frini na mediação que ela fez do bate-papo da Sophie Kinsella, na Bienal Internacional do Livro do Rio 2015, mais precisamente dia 12 de setembro. Eu simplesmente amei o jeito divertido em que ela conduziu a conversa, e como boa stalker que sou, sai procurando ela pelas redes sociais. E achei coisas maravilhosas. Foi ela que me inspirou a falar sobre livros no Snapchat (não, ele não serve só para nudes) e o primeiro clube do livro (presencial) que fui na vida foi o Clube do Livro Saraiva RJ, que ela já organiza há 7 ANOS! Fiquei chocada por não ter tomado conhecimento disso antes.



Até agora eu só fui em dois encontros, o terceiro era para ser agora em agosto, mas ele foi adiado por uma boa causa. Mais uma vez ela foi encantar milhares de jovens com sua mediação com autoras maravilhosas e, mais do isso, ela foi para Bienal do Livro SP para lançar o seu livro! Fiquei imensamente feliz em saber que ela estaria lá no mesmo final de semana que eu. Claro, eu poderia pegar - e provavelmente é isso que vou fazer isso, de novo - o autógrafo com ela no lançamento do Rio ou no Clube do Livro de setembro. Mas, você sabe, isso é coisa de fã, estar lá na primeira, na segunda e todas as vezes que forem possíveis. E não me olhe estranho, não permitirei ser julgada pelos meus atos como fã depois de ler esse manual fantástico.



Sabe, Wreck this Journal? Então, o "Sou fã! E agora?" não tem nada a ver com ele (haha). Só a parte da interatividade, pois o que não falta no livro da Frini é conteúdo. Melhor. Conteúdo de qualidade. Melhor ainda. Conteúdo de qualidade E DIVERTIDO. Aprendi muitas coisas que tinha uma ligeira noção e outras que nem fazia ideia. Ela começa falando sobre o gênero literário mais pop dos últimos tempos, a literatura jovem adulta. Explica tudo o que você precisa saber e ela escreve de uma forma tão "Frini de ser".

 

E você acha que é só isso? A Frini é muito mais que um rosto bonitinho. Ela fala de uma maneira fácil e acessível sobre estética! Além de dar dicas preciosas para você entrar no mundo das fanfics e organizar eventos. Confesso que terminei o livro querendo pegar os meus rascunhos da fanfic da sobrinha do Snape e sair organizando um evento na livraria do meu bairro. E, claro, esse ser maravilhoso não apenas abre a nossa mente para essas possibilidades como tem a generosidade de ceder páginas do seu livro para começarmos a planejar nossos projetos.

Durante a leitura, fiquei encantada pela milhares de referências a livros, filmes, bandas e séries, mesmo as que não gosto tanto assim. Por sinal, ela também fala sobre preconceito literário. Viu como esse livro não tem nada a ver com Wreck This Journal? É muito conteúdo para uma pessoa só.


Entre os pequenos artigos distribuídos ao longo do livro, nós encontramos pequenas atividade. Algumas um pouco mais desafiadoras que as outras. Um exemplo é a "Metamorfose ambulante" onde você faz uma lista do que você era e do que será fã dos 10 aos 80 anos! Também tem um lugar para você listar as mortes de personagens que chorou, entre outras.

Nossa, essa resenha já está enorme. Eu falei um pouco disso tudo no vídeo. O livro está realmente maravilhoso em muito sentidos e já estou chorando para Editora Seguinte e para Frini um segundo volume. Eu sei que ainda vou revisitar muito essas páginas, mas ainda fiquei com gostinho de quero mais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário