Going to Ireland... Primeiro Final de Semana

Ah a arte de postergar... Já passou quase meio mês e só fiz um post até agora. Mais do que ficar adiando as coisas, a minha recente falta de organização tem contribuído para isso. 

Hoje vou compartilhar com você o meu planejamento dos finais de semana durante meu intercâmbio na Irlanda. Serão três finais de semanas, o último não irei contar, porque volto pego o avião no domingo de tarde (se não me engano), então, pretendo fazer as últimas coisas em dublin e região que não consegui fazer durante o resto do mês.

Não sei se vocês sabem, a ilha irlandesa é dividida em duas Irlandas: a República da Irlanda, que tem como capital Dublin (onde irei estudar) e representa a maior porção da ilha; e a Irlanda do Norte, que tem como capital Belfast e faz parte do território do Reino Unido (único situado fora da Grã-Bretanha), tanto que lá a moeda é libra. Para não confundir, quando se fala em "Irlanda" é referente a parte independente da ilha, o pedaço "britânico" é referido como Irlanda do Norte, normalmente, apesar da ilha ser chamada de Irlanda (Éire). 

Bem, não vim aqui falar da história e geografia irlandesa, não dessa vez. Mas do meu fabuloso planejamento para conhecer a terra que construiu o Titanic. Isto mesmo meus caros, o gigante do mar "indestrutível" foi feito na terra dos duendes.

SEXTA-FEIRA (06/02/2015)
Minhas aulas são de segunda a sexta, de 9h00 até 13h15. Como quero ir de trem para lá, cerca de 2 horas de viagem, pegaria o trem das 15h20 que custa €14,99, devo chegar um pouco antes das 18h00, ou seja, chegarei lá de noite me sobrando tempo para me instalar no hotel, jantar, talvez algum passeio rápido e cama para aproveitar o dia cheio no sábado.



O hotel que pretendo ficar é do grupo Accor, que segundo informações fica no centro da cidade, cerca de 18 minutos a pé da estação Belfast Central. Ele parece oferecer um custo-benefício ótimo: localização boa, wifi e café da manhã. O nome do hotel é ETAP Belfast e a diária é de £40 (libras esterlinas). Os quartos parecem ser bem pequenos e simples, mas acho que é tudo que eu preciso: segurança, uma boa cama e um banheiro.



SÁBADO (07/02/2015)
Pela manhã pretendo ir correndo visitar o museu Titanica Belfast. Pelo mapa, devo levar uma meia hora a pé. O bilhete pode ser comprado online e você ganha 5% de desconto, o ingresso para adulto é £15,72 e para estudante é £10,72 (ainda preciso ver melhor essa questão de desconto para estudante) . Por ser final de inverno, o primeiro horário disponível é 10h. Pretendo pegar logo esse e aproveitar as cerca de 2 horas de passeio para depois ir almoçar. (Mais informações)


Durante a tarde ainda não defini muito bem o que fazer, queria visitar a estátua de bronze do C.S. Lewis, ela é muito fofa (tem um armário e tudo). Algumas igrejas e bibliotecas, mas nada que seja super importante. Eu posso comprar um cartão de ônibus que cerca de £6 e posso usar ilimitado por três dias. Apesar de que tudo é muito próximo e indo a pé posso passar da frente ou até entrar e conhecer outros pontos turísticos.



Talvez eu pesquise mais e encontre algo que eu realmente quero conhecer, mas uma opção é um prisão desativada. A Crumlin Road Goal é um prisão construída em 1845 e foi desativada em 1996, parece ter um monte de histórias legais e talvez eu me arrisque fazendo o Paranormal Tour (£13 / 60 minutos de duração). Em destaque vermelho há um aviso de que esse passeio não é para pessoas sensíveis. Não sei se terá em fevereito, já que no site as opção desse tour são algumas datas pontuais entre agosto e novembro na parte da noite. Se por acaso eu amarelar (ou não tiver essa opção), posso escolher o tour normal que é £8 e é realizado entre 10h00-16h30. Achei essa opção a mais interessante para o meu fim de tarde, de qualquer forma. (Mais informações)



DOMINGO (08/02/2015)
Para o meu último dia na Irlanda do Norte, pretendo fazer um tour com um grupo para conhecer o Giant's Causeway (Calçada dos gigantes), Carrickfergus Castle e o Dunluce Castle (que tem uma ponte com penhasco muito legal!!). Esse tipo de passeio dura o dia inteiro, normalmente sai de manhã e volta a noite. E é realizado em grupo com guia, o que torna o passeio mais divertido e menos solitário. O custo é de £25,00 (nesse site).






Assim que chegar em Belfast do passeio vou direto para a estação Belfast Central e volto para Dublin, provavelmente no trem das 20h15 para chegar umas 22h00, ir para residência estudantil e dormir, já que na segunda 9h00 tenho aula. 
  

Outras informações:
Uma coisa que preciso checar sempre e para quem for viajar no inverno precisa ficar atento é que geralmente os museus e atrações turísticas só funcionam a "luz do dia" e como no inverno anoitece mais cedo, normalmente, os horários de fechamento são adiantados e fechando entre 15h00 e 17h00 (dependendo do mês e atração). Isso se não estiver fechado durante o inverno. Então, quando for viajar para europa fique atento as datas e horarios de funcionamento facilmente encontrado nos sites das atrações.

Tudo que citei a cima, talvez tirando as passagens de trem que ainda estou um pouco confusa sobre elas, mas as atrações e o hotel podem ser reservados e pagos antecipadamente, podendo até ter um desconto em cima do ticket das atrações e da acomodação. Então, vale a pena planejar o que você quer fazer e comprar os tickets e fazer reservas com antecedência. 

Bem, gente, acho que é isso por enquanto. O post saiu maior do que eu imaginava, mas acho que consegui resumir bem o que quero fazer e espero que saia como estou imaginando, mas o mais importante é eu me divertindo seja indo em tudo que planejei ou não. Ainda preciso pesquisar sobre os outros finais de semana, lugares que quero visitar em dublin e arredores, além de lugares legais para comer. Em breve mais "Going to Ireland...".

(POST NÃO REVISADO. CONTÉM MUITOS ERROS DE DIGITAÇÃO RS)

Um comentário: