Quer estudar inglês em casa de graça?

Oi gente, não pensem que estou abandonando o blog. Mas esse mês está sendo punk! (por falta de expressão melhor). Esse mês tenho minha cerimônia de colação da faculdade, aniversário de 3 anos de namoro, tenho que escolher as disciplinas que farei esse semestre, preciso levantar todos os documentos para minha inscrição na prova do mestre, preciso estudar a bibliografia do edital, montar um plano de estudos e estudar inglês, além de tentar encaixar nisso tudo minha leituras do CBL, da vida, o blog... Enfim, junho tem tudo para ser aquele mês.
Ah! Também não pensem que esqueci o "Going to Ireland...", eu estou fazendo um levantamento (na medida do possível) sobre o que quero fazer, dicas de estrangeiros e gente que já viajou. Então, em breve venho com um post bem legal!

Hoje, como vim aqui mais para dar um oi, vou falar de um programa da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Estudos de Nível Superior) que disponibiliza um curso de inglês online de graça. Eu sempre fui muito cabreira com esses cursos online, mas também já estava farta de cursos presenciais. Ao descobrir esse curso, eu tive a oportunidade de descobrir como e se isso funcionava.


Para poder entrar no curso você precisa corresponder a algum dos seguintes requisitos:

  • Aluno de graduação de instituição pública de ensino superior; 
  • Aluno de graduação de instituição privada de ensino superior, desde que tenha obtido mais de 600 pontos no ENEM, nos exames realizados a partir de 2009; 
  • Aluno de programa de pós-graduação stricto sensu (Mestrado e Doutorado) recomendado pela CAPES.
Quando você se inscreve tem que fazer um teste de nivelamento online. Eu recomendo que você escolha uma hora que esteja livre e um lugar tranquilo para fazer, já que o tempo de prova varia. Eu não lembro exatamente quanto tempo durou a minha, mas tenho certeza que foi mais de uma hora. A lógica da prova é mais o menos essa: quanto mais você sabe, mais irá responder.

O curso é divido em 5 níveis. Dentro de cada nível você terá um material didático que envolve ebook, gramática, dicionário e material extra. Você terá que fazer alguns testes durante cada nível que te habilitaram para "prova final" que o levará para o próximo livro. O site indica uma duração de 6 meses de estudos por nível (o que equivale a um curso de inglês regular). Ao fim de cada nível você ganha um certificado.
  • Nível 1: iniciante
  • Nível 2: básico
  • Nível 3: pré-intermediário
  • Nível 4: intermediário
  • Nível 5: avançado - exames preparátorios CAE, FCE e TOEFL
Quando eu parei o curso de inglês no Ibeu, eu estava no último semestre do intermediário. Fiquei surpresa com eficiência do teste de nivelamento do site que me colocou no nível 4 e conforme fui estudando vi que foi exatamente onde parei. 

Outro ponto interessante é que o My English Online faz parte de um projeto do governo chamaro Inglês Sem Fronteira. Quando você chega no nível 5 ou quando termina ele (algo assim) você pode se inscrever para aulas presenciais e fazer o exame do TOEFL de graça. 

O único problema (ou não) é que você será responsável pelo seu próprio estudo e nível de dedicação, não terá nenhum professor cobrando seu homework. Mas fique atento que o site pode bloquear a sua conta caso você pare de frequentar o site e cuidado com os prazos para fazer as provas. Você só terá uma chance para desbloquear a sua conta (eu já experimentei isso, infelizmente).



Se você não tiver os requisitos necessários para fazer o curso do governo, procure um curso pago online ou sites que dão dicas de estudos. No universia, por exemplo, você pode encontrar várias dicas( clique aqui).

Estou com "pressinha" e preciso ir... Mas depois volto para revisar esse post e escrever outros!

2 comentários:

  1. Esse curso realmente é muito bom!
    Eu também estou fazendo e achei bem legal o método deles, está fazendo diferença pra mim! =D

    ResponderExcluir
  2. Boa dica, eu fiz o curso convencional, mas fazem anos, sempre é bom reciclar né?

    ResponderExcluir